FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Jan 2015

Atletismo: Meia-maratona Manuela Machado realiza-se este domingo com 3.800 inscritos

A 17ª Meia Maratona Manuela Machado, “Viana fica no coração” vai realizar-se este domingo em Viana do Castelo numa distância de 21.095 metros com partida […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A 17ª Meia Maratona Manuela Machado, “Viana fica no coração” vai realizar-se este domingo em Viana do Castelo numa distância de 21.095 metros com partida e chegada à Praça Marques Júnior, junto ao novíssimo Centro Cultural vianense que irá servir de “quartel general” da prova. O evento vai contar com a participação de cerca de 4.000 atletas, mais de 800 provenientes da Galiza, Espanha.
Na apresentação da prova, Manuela Machado destacou as presenças de Hermano Ferreira, Paulo Gomes, Rui Pinto, José Moreira, Ricardo Dias, Filomena Costa, Anália Rosa, Clarice Cruz, Cláudia Pereira, entre outros.
Nesta Meia Maratona será efectuada uma classificação própria para atletas residentes na Galiza ou federados na Federação Galega, e será aberta a todos os atletas federados e amadores.
Em simultâneo com a Meia Maratona Manuela Machado vai realizar-se a 15ª Caminhada, que a organização, a cargo da Câmara Municipal, do Cyclones Atlético Clube e da Associação de Atletismo de Viana do Castelo espera ultrapassar os números do ano passado, mais de 1.800 participantes, com idades entre os 11 e os 70 anos.
As inscrições para a caminhada têm um custo simbólico de um euro, valor que reverterá para o Lar de Santa Teresa, instituição de acolhimento de raparigas da cidade minhota.
A prova principal mantém o traçado de anos anteriores, com passagem obrigatória como habitual por Cardielos, freguesia de onde a antiga atleta é natural, a cerca de dez quilómetros do centro da cidade, local de partida e chegada.
Para ajudar na logística da prova, o vereador do desporto na autarquia vianense, Vítor Lemos anunciou que este ano o estacionamento no centro da cidade vai ser gratuito, entre as 08h00 e as 16h00, nos parques de estacionamento subterrâneos da Avenida dos Combatentes e da Praça 1º de Maio.
“Manuela Machado vai receber o mais alto galardão da cidade”
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, esta prova vai abrir um ciclo que assinala o 20º aniversário do título mundial de Campeã da Maratona de Manuela Machado, obtido em Gotemburgo, na Suécia no dia 5 de agosto de 1995. Ciclo esse que vai incluir provas desportivas, ‘workshops’, uma exposição e o lançamento de um livro sobre o percurso da atleta, que irá receber ainda o título de Cidadã de Honra de Viana do Castelo pelo trabalho “muito relevante” de promoção do atletismo.
“A Manuela Machado já detinha o título de Cidadã de Mérito da cidade. Tem demonstrado ao longo destes anos um trabalho que nós reportamos de muito relevante na promoção do atletismo, nomeadamente junto das camadas mais jovens. Entendemos, por isso, reconhecer esse trabalho atribuindo-lhe o mais alto galardão da cidade”, sublinhou José Maria Costa.
A distinção, vai ser atribuída na sessão solene comemorativa do dia do município, a 20 de janeiro.
Surpreendida com o anúncio do autarca, Manuela Machado manifestou-se “muito orgulhosa” com a distinção.
Manuela Machado vai ser a convidada especial da “Antevisão Desportiva”, programa de grande informação desportiva da Rádio Geice, esta sexta-feira às 21h00.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts