FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Jan 2015

Rally de Portugal volta ao Norte 17 anos depois e passa duas vezes em Santa Luzia no mesmo dia

Mais de 17 anos depois de ter recebido a última prova do Rally de Portugal, no dia 22 de maio a alta velocidade regressa a […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Mais de 17 anos depois de ter recebido a última prova do Rally de Portugal, no dia 22 de maio a alta velocidade regressa a Viana do Castelo e vai passar duas vezes, no mesmo dia, em Santa Luzia. Vítor Lemos, vereador do desporto na autarquia vianense, avançou o percurso que o Rally de Portugal vai ter por terras vianenses. A prova vai passar por Ponte de Lima, fará a florestal das Pedras Finas, irá depois até Caminha e depois fará o antigo troço de Santa Luzia, começando na Senhora da Cabeça em Freixieiro de Soutelo, passando por Afife, Carreço e desce a Outeiro, seguindo depois para a autoestrada. Como novidade, o vereador avança com o facto de o percurso incluir duas passagens em Santa Luzia, pois os condutores farão dupla passagem nos troços de Ponte de Lima, Caminha e Viana.
O responsável diz que o percurso de Viana do Castelo tem muitos acessos, pelo que a prova “cria muitas preocupações a nível de segurança”, já que a autarquia espera muitos portugueses e galegos no concelho, depois de tantos anos sem que a prova viesse ao Norte.
Vítor Lemos assumiu que esta prova vai custar cerca de 250 mil euros a Viana do Castelo. A verba inclui a recuperação das estradas florestais que vão receber a prova, os custos com a segurança e também com a comparticipação que os municípios aprovaram dar para que o Norte seja novamente palco do Rally de Portugal, tocando a cada um dos 13 municípios anfitriões uma verba de 21 mil euros.
A mais importante prova do desporto motorizado que se realiza em Portugal começa no dia 21 de maio com o Shakedown, a disputar no concelho de Paredes, na manhã de quinta-feira. Ao início da tarde desse mesmo dia, o pelotão do WRC Vodafone Rally de Portugal ruma à cidade de Guimarães onde terá lugar a cerimónia de partida. Os primeiros quilómetros da prova vão disputar-se na pista de ralicross de Lousada, que será palco da única Super Especial da prova. No segundo dia de competição (sexta-feira, 22 de Maio) os concorrentes ao WRC Vodafone Rally de Portugal rumam ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km).
Com uma extensão total de 1.529,43 quilómetros, o WRC Vodafone Rally de Portugal 2015 é uma prova moderna que integra no seu percurso alguns dos cenários míticos onde se escreveram importantes páginas da história da prova.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts