FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Jan 2015

Teatro Municipal Sá de Miranda encheu para celebrar 167 anos da cidade de Viana do Castelo

   A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou esta terça-feira, dia 20 de janeiro, individualidades ligadas ao mundo do desporto, cultura, artes, solidariedade social, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

  
A Câmara Municipal de Viana do Castelo homenageou esta terça-feira, dia 20 de janeiro, individualidades ligadas ao mundo do desporto, cultura, artes, solidariedade social, educação e do mundo empresarial na sessão solene comemorativa dos 167 anos da cidade. Na sessão, o presidente da Câmara Municipal elogiou os homenageados e lembrou que o seu testemunho é “fortemente inspirador para nós, para as instituições e para os nossos jovens”.
José Maria Costa sublinhou que os homenageados da noite demonstram a “certeza de que a nossa cidade, o nosso concelho, e o nosso país têm futuro. Eles, de certa forma, iluminaram o passado e o presente nos momentos de pouca luz, de incertezas, de indefinições, de desânimo ou até de alegrias”, acrescentando que “as suas vidas, as suas obras, as suas intervenções, o seu trabalho desde o domínio da educação, cultura e das artes, da economia, do desporto com talentos invejáveis, com ações impensáveis, com determinação e persistência arrepiantes, mostraram que a vida se faz com música, com arte, beleza, com originalidade, com sacrifício, com solidariedade, com estudo e acima de tudo com muito amor”.
“Constituem estes cidadãos e instituições marcas e referências indeléveis de que apesar das dificuldades económicas e financeiras em que nos encontramos como país, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu, nos dão alento, energia e esperança no futuro”, lembrou ainda.
O Município entregou os títulos de Cidadão de Honra a Tiago Mendes e a Manuela Machado pelos notáveis serviços prestados ao desporto a nível nacional e internacional; o João Alves Cerqueira (a título póstumo) pelo testemunho de cidadania e relevantes serviços prestados à economia vianense, a José Luís Oliveira (a título póstumo) pelos relevantes serviços prestados à cultura popular, etnografia vianense e à Romaria da Sra. d`Agonia, a José Veiga Torres pelo testemunho de cidadania e pelos notáveis serviços prestados ao ensino, formação e cultura e a Maria Adelina Bandeira Correia pelos notáveis serviços prestados ao ensino, formação e enfermagem vianenses. Já o galardão de Cidadão de Mérito foi atribuído a artesãos como Manuel Codeço, a António Rodrigues Fernandes e a Ermelinda Maria Domingues Cadilha da Guia, Francisco Ramos de Sá e Isilda Parente.
Amândio Passos Silva, Cândido de Oliveira Lima, Eduardo Calvet de Magalhães; Joaquim Rui Gonçalves Pinto, José Correia Lomba e Manuel Rodrigues Sousa Basto foram também agraciados pelo Município com o título de Cidadão de Mérito.
No que toca Instituição de Mérito, foram homenageados o Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque, o Centro Social e Paroquial de S. Romão do Neiva, o Centro Cultural do Alto Minho, a Confeitaria A Brasileira, a Pastelaria Dantas e a Cooperativa Agrícola de Viana do Castelo.
Da lista de agraciados, constam ainda o Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço, o Grupo Folclórico Estrelas do Minho de Buenos Aires e as empresas J. Dinis e Fos, Lda,  Vianapesca, CRL – Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo e a Vianatece, Artesanato e Tecelagem, Lda.
No desporto, as instituições de mérito 2015 são o Clube de Vela de Viana do Castelo, a Associação Juventude de Viana e o Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta do Portuzelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts