FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Fev 2015

Viana: PSD pede ao autarca para que não retire estacionamento e vista para o mar na Praia Norte

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, os três vereadores do PSD na Câmara de Viana do Castelo apelaram ao presidente da maioria socialista para que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta segunda-feira, em conferência de imprensa, os três vereadores do PSD na Câmara de Viana do Castelo apelaram ao presidente da maioria socialista para que “repense” o projeto de requalificação para a Praia Norte, previsto no âmbito da sociedade Polis Litoral Norte. Os vereadores laranjas afirmam que a requalificação prevista para a Praia Norte vai roubar parte da vista para o mar e o estacionamento na Praia Norte.
Eduardo Teixeira, porta-voz da vereação PSD, pediu ao autarca José Maria Costa para que não seja “indiferente” ao pedido dos vereadores da oposição, aos comerciantes, aos vianenses “que se têm manifestado frontalmente contra através das redes sociais, e ao antigo presidente da Câmara que também está preocupado com esta intervenção”. Eduardo Teixeira referia-se a um comentário do antigo autarca Defensor Moura, que durante 16 anos liderou o município, na rede social Facebook, onde manifestou “muita preocupação” relativamente ao estudo urbanístico para aquela zona.
Esta posição do PSD surge na sequência da aprovação, no início de janeiro, em reunião ordinária da autarquia, da Declaração de Utilidade Pública (DUP) para a expropriação de terrenos na praia Norte com vista à realização de uma empreitada de defesa e combate à erosão costeira, num investimento de 2,6 milhões de euros. A declaração, que foi rejeitada pelo PSD mas mereceu o voto favorável da CDU, permite à autarquia adquirir alguns terrenos privados para juntar às parcelas que já eram do município “com vista à defesa da frente de mar”, num investimento que rondará os 850 mil euros, segundo o autarca.
O PSD concordou com a necessidade de requalificação da Praia Norte, e de todo o litoral do concelho, mas discordou da “opção”, exigindo que seja “repensada” e realizada mediante “duas premissas fundamentais”. Eduardo Teixeira diz ser fundamental “manter, no mínimo, o mesmo número de lugares de estacionamento que existe na Praia Norte e não eliminando a atual avenida em frente àquela zona balnear”. “Não queremos mais um elefante branco com sítios e praças vazias”, afirmou, defendendo que as premissas são fundamentais para garantir a “vivência e a relação dos vianenses com o mar”.
Marques Franco, vereador do PSD, que é arquiteto de profissão, diz que este projeto retira metade do estacionamento na Praia Norte, afastando os carros da praia cerca de 90 metros. Acredita que cortando a relação “entre o automóvel e o mar”, muitos utentes vão deixar de frequentar o espaço.
Contactado pela Geice, o autarca José Maria Costa, recusou fazer comentários sobre a matéria.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts