FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Mar 2015

Bombeiros Municipais de Viana do Castelo celebraram 235 anos de existência

Este domingo foi dia de celebração no quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. A única corporação de bombeiros profissionais do distrito vianense celebrou […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este domingo foi dia de celebração no quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. A única corporação de bombeiros profissionais do distrito vianense celebrou os 235 anos de existência.
Aquela que é a terceira mais antiga corporação do país assinalou a data com uma visita ao quartel e uma eucaristia e romagem ao cemitério, cerimónia que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Os Bombeiros Municipais foram fundados em 22 de Março de 1780 com a designação original de Companhia da Bomba, sendo atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto. Tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o Município de Viana do Castelo a quem cabe a responsabilidade e intervenção prioritária.
O corpo tem uma estrutura profissionalizada, possuindo veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto-escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, um de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate. Em termos de capacidade de intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anti-corte.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts