FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Mar 2015

Geminação entre Monção e Salvaterra do Minho formalizada dia 28 de março

A partir de 28 de março, será criada a terceira eurocidade entre o Norte de Portugal e a Galiza. A assinatura do protocolo de geminação […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A partir de 28 de março, será criada a terceira eurocidade entre o Norte de Portugal e a Galiza. A assinatura do protocolo de geminação entre Monção, no Alto Minho, e Salvaterra do Minho, na Galiza, está marcada para dia 28 de março e integra o programa comemorativo dos 20 anos da ponte internacional que liga as duas localidades. Fonte da autarquia monçanense assumiu que esta é “uma etapa obrigatória no processo de constituição da eurocidade Monção e Salvaterra do Minho, iniciada em dezembro passado”.
A ponte internacional que liga as duas localidades é uma das cinco travessias existentes sobre o Rio Minho. A ponte garante a ligação regular entre o Alto Minho e a Galiza e foi inaugurada a 29 de março de 1995 “para potenciar as relações culturais, sociais, desportivas e o intercâmbio económico entre as duas localidades vizinhas”. Além de Salvaterra de Minho, a vila de Monção está ainda geminada Redondela (Galiza), Tarascon-sur-Ariége (França) e Vigneux-sur-Seine (França).
No mês de dezembro foi dado o primeiro passo para a criação desta eurocidade com a aprovação, por parte do executivo camarário de Monção, de um protocolo de cooperação. No documento aprovado pela autarquia liderada pelos socialistas pode ler-se que o projeto “nasce da necessidade sentida pelos executivos de ambos os concelhos de encontrarem formas de gestão e valorização do território capazes de fixar e atrair população, de criar e consolidar dinâmicas de emprego e, ainda, de garantir a fixação duradoura de investimentos reprodutivos”. O documento acrescenta que a “melhor forma de alcançar essas metas é através da cooperação estratégica fundamentada em complementaridades, recursos endógenos e numa história de convivência secular, seguindo as orientações da União Europeia e aproveitando os instrumentos que esta instituição põe à disposição da cooperação sustentada”.
Com esta formalização, agendada para 28 de março, surge a segunda eurocidade entre municípios do distrito de Viana do Castelo e da Galiza, depois de Valença e Tui, e a terceira entre o Norte de Portugal e a Galiza, após Chaves e Verin.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts