FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Abr 2015

Parque Nacional Peneda Gerês considerado pelo “The Guardian” dos mais belos parques naturais do mundo

Na edição on-line desta última terça-feira, o jornal Expresso faz referência a um artigo do “The Guardian” dedicado aos mais belos parques naturais no mundo […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Na edição on-line desta última terça-feira, o jornal Expresso faz referência a um artigo do “The Guardian” dedicado aos mais belos parques naturais no mundo e onde o Parque Nacional Peneda do Gerês aparece em quarto lugar. O que fez o Parque Nacional integrar a lista do top ten foram parâmetros como a beleza natural, paisagens extraordinárias e a vida selvagem.

O “top”, publicado no dia 30 de março, é liderado pelo parque Gran Paradiso, em Itália, seguido do Triglav, na Eslovénia e pelo Oulanka, na Finlândia.

De destacar que em 2014 o Parque Nacional da Peneda-Geres também foi classificado pela TRIVAGO como sendo o nono melhor destino, dentre os 100 melhores na vertente qualidade preço.
Para a autarquia arcuense, estas distinções são motivo de orgulho já que Arcos de Valdevez integra no seu território uma parte significativa desta área protegida, única no contexto português e único com esta classificação em Portugal – no concelho de Arcos de Valdevez, o PNPG, ocupa uma área aproximada de 13.000 hectares, ocupando cerca de 30% do território municipal e representa cerca de 19 % do total da área do PNPG.
O município de Arcos de Valdevez, bem como todos os restantes municípios que integram o Parque Nacional da Peneda Gerês e ainda os municípios que integram o Parque Natural Baixa Límia Serra do Xurés, do lado Galego, foram recentemente classificados pela UNESCO como Reserva Natural da Biosfera o que, só por si, é indicativo da riqueza ambiental, paisagista e de biodiversidade do território e da importância que tal assume no contexto nacional e internacional, ao nível de espaço classificados e de espécies protegidas.
Em Arcos de Valdevez o Parque Nacional tem reconhecidamente um papel fundamental tanto na perspetiva da conservação da natureza, como na perspetiva do desenvolvimento rural sustentado do município. Foi a pensar nisso que o município se envolveu na construção da Porta do Mezio, um projeto que pretende assumir-se como um dos principais polos do desenvolvimento económico sustentado de Arcos de Valdevez, assente na capacidade de atração e visibilidade do Parque Nacional da Peneda Gerês.
O Parque gera movimentações em torno de áreas como o Turismo de habitação, do desporto, da gastronomia, da educação ou da investigação, e Arcos de Valdevez faz parte dele.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts