FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 01 Abr 2015

Viana: Pista de tartan do Estádio Manuela Machado inaugurada em junho depois de obras de 400 mil euros

No mês de junho será inaugurada a pista de tartan do Estádio Manuela Machado, depois de uma empreitada de requalificação na ordem dos 400 mil […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No mês de junho será inaugurada a pista de tartan do Estádio Manuela Machado, depois de uma empreitada de requalificação na ordem dos 400 mil euros. A requalificação do equipamento municipal prevê a remodelação da pista de atletismo e surge na sequência dos sinais de degradação “devido a anos de utilização de muitos atletas”, segundo comunicado do executivo vianense. As obras são comparticipadas em 85% pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2) e visam melhorar as condições desta infraestrutura desportiva que serve vários clubes do concelho e dos municípios limítrofes.
Esta requalificação integra-se no desenvolvimento e estruturação da rede de equipamentos desportivos do concelho vianense. A intervenção no Estádio Manuela Machado pretende responder às necessidades de muitas associações desportivas do concelho que utilizam o espaço para a prática de atletismo e atividades no âmbito do desporto escolar. No âmbito do programa de promoção da prática do Atletismo, que é dinamizado pela atleta Manuela Machado, mais de 700 alunos vianenses utilizam regularmente o estádio. José Maria Costa, autarca vianense, revelou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que estas obras no estádio vão permitir que a estrutura possa receber “provas de âmbito nacional e internacional”.
Com esta obra no Estádio, o município de Viana do Castelo quer também homenagear Manuela Machado como “uma referência nacional do atletismo, reconhecida pelos resultados obtidos ao serviço de Portugal, com destaque para os títulos europeu e mundial da maratona” numa altura em que se comemora o 20º aniversário do título mundial de Campeã da Maratona de Manuela Machado, obtido em Gotemburgo, na Suécia.
Dentro do programa comemorativo, em abril o município promove o workshop “Atletismo, 20 anos depois”, que vai contar com a presença de grandes nomes do atletismo nacional. Em maio acontecerá a “Festa do Atletismo”, com os cerca de 600 alunos do projeto “Atletismo nas escolas”. Em junho vai ser inaugurada a pista de tartan do Estádio Manuela Machado com uma demonstração desportiva. Como é habitual, a Caminhada da Mulher, promovida pela atleta natural da freguesia de Cardielos volta a realizar-se, agendada para 6 de junho. Entre 1 de julho e 30 de setembro, uma exposição comemorativa vai apresentar os títulos e conquistas da atleta que foi campeã mundial em Gotemburgo. Para finalizar as comemorações, a 5 de agosto, uma sessão comemorativa e apresentação do Livro Comemorativa, da autoria de Luís Lopes, sobre a atleta e a sua carreira. Esta sessão contará com a presença do Secretário de Estado do Desporto, como confirmou o autarca.
Manuela Machado diz que Viana tem “muitos jovens com muita categoria, muita qualidade”, pelo que a infraestrutura renovada poderá ajudar a impulsionar os atletas vianenses.
Manuela Machado nasceu em Cardielos a 9 de agosto de 1963. Iniciou a carreira no clube denominado Grupo Desportivo do Montinho, na Meadela. Representou sempre o Sporting Clube de Braga entre 1987 e 2000, exceto na época de 1997/1998, quando representou o Sporting. A atleta participou 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-mato, onde se sagrou, precisamente as 13 vezes, campeã da Europa por equipas. Participou também 13 vezes na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada, onde, mais uma vez, foi campeã da Europa, sendo que 4 delas foi campeã individual de 15 km.
Na Seleção Nacional foi atleta internacional de Maratona, destacando-se os títulos de Campeã da Europa em Helsínquia, em 1994, e Campeã do Mundo, em Gotemburgo, em 1995. A 1 de janeiro de 1995, a Câmara Municipal de Viana do Castelo atribui-lhe o título de “Cidadã de Mérito”.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts