FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 26 Abr 2015

Vila Praia de Âncora enche-se com milhares de flores para quatro dias de “Vila Praia em Flor”

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Vila Praia de Âncora vai transformar-se num grande jardim, para mais uma edição do “Vila […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Vila Praia de Âncora vai transformar-se num grande jardim, para mais uma edição do “Vila Praia em Flor”2. Ateliê “Faz a tua maia”, exposições, mercado da flor, mercado promocional das coletividades, artesanato em flor, feira do livro e um programa de animação diversificado, com destaque para o percurso interpretativo, caminhada florida e concerto com os Dealema, são algumas das propostas do evento que vai animar Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha.
Esta edição do Vila Praia em Flor apresenta como novidade a grande aposta num programa de animação variado a cargo das associações, coletividades, instituições e grupos do concelho, para mostrar a variedade e riqueza que o concelho de Caminha tem a nível de animação, que vai do teatro à música, passando pelo desporto e atividades ambientais. Esta edição conta com um cartaz de animação forte, que conjuga as coletividades e grupos do concelho com nomes sonantes do panorama musical nacional, como os Dealema.
Durante quatro dias, a Praça da República vai transformar-se num jardim florido onde vai estar patente a exposição “As Maias” e o Mercado da Flor. Neste mercado de venda de flores, plantas e produtos associados os produtores são maioritariamente do concelho de Caminha. Aqui também vai estar exposta uma maia gigante, elaborada pelo Grupo dos Amigos da Maia.
Na Avenida Dr. Ramos Pereira, a decoração do espaço público está a cargo de 14 Associações Desportivas, Culturais e Recreativas do Vale do Âncora e Comunidade Escolar. A Rua Cândido dos Reis vai transformar-se numa grande feira de artesanato do concelho de Caminha. No Parque Dr. Ramos Pereira vai estar patente a exposição fotográfica “As flores que a natureza nos oferece” e a feira do livro “A natureza e a alegria da primavera em flor”.
Durante quatro dias, o certame conta com teatro; música com a atuação de tunas e dos Dealema; arruadas de bombos e de cantares e concertinas; encontros de bombos e de folclore; atividades desportivas como zumba, a dança e a caminhada florida; atividades ambientais com um percurso interpretativo sobre a flora autóctone pelas margens do Rio Âncora.
No dia 30 de abril, às 21h30, vai decorrer na Praça da República, a Noite das Maias com a Arruada de Cantares e Concertinas “Entre Amigos”, seguida da encenação do Roubo das Maias, pela associação de Estudantes da Ancorensis Cooperativa de Ensino.
No dia 1 de maio, destacam-se o Encontro de Folclore, às 15 horas, com a participação do Grupo de Danças e Cantares do Orfeão de Vila Praia de Âncora, do Grupo Folclórico das Lavradeiras de Orbacém e do Rancho Folclórico de Dem; e a atuação das Tunas das Universidades Sénior de Caminha e de Vila Nova de Cerveira.
No dia 2 de maio, o dia começa com o Percurso Interpretativo sobre flora autóctone “Pelas Margens do rio Âncora”, sob orientação de Carlos Venade. A noite termina com a atuação dos Dealema, pelas 22 horas, na Praça da República.
No dia 3 de maio, terá lugar a Caminhada Florida. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. O certame encerra com o I Encontro de Bombos Vila Praia de Âncora, com a participação dos Grupos de Bombos de Vila Praia de Âncora, Vira a Bombar – Azevedo, São Gonçalo de Dem, de Sopo – Vila Nova de Cerveira, São Jorge dos Arcos de Valdevez, Zabumbas de Alpedrinha – Fundão e da Pedra de Portunhos – Cantanhede.
Este evento é organizado pela Câmara Municipal de Caminha em parceria com a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e pelo Grupo dos Amigos das Maias.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts