FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 11 Mai 2015

Carla Cruz diz que apicultores não estão a ser compensados pelos estragos causados pela vespa velutina

A deputada do Partido Comunista Português (PCP) Carla Cruz disse esta segunda-feira, depois de um dia passado no distrito de Viana do Castelo, que os […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A deputada do Partido Comunista Português (PCP) Carla Cruz disse esta segunda-feira, depois de um dia passado no distrito de Viana do Castelo, que os apicultores não estão a receber os apoios que o Governo prometeu para compensação pelos estragos causados pela vespa velutina. A deputada reuniu com a Associação Florestal do Lima, com sede em Ponte de Lima, e diz que recebeu a garantia de que “os apicultores que foram afetados pelo ataque da vespa asiática não têm tido acesso aos apoios anunciados com pompa pelo Ministério da Agricultura”.
Carla Cruz diz que o PCP tinha questionado o Governo sobre os apoios concedidos aos apicultores e que, há algumas semanas, tinha obtido a resposta onde se lia que “os afetados podem ficar descansados porque existe um apoio”. No entanto, a deputada agora soube que os apoios “não foram concedidos para as áreas dos apicultores” mas sim “para quem for afetado na componente urbana”. A responsável diz que “99,9% dos apiários estão colocados em florestas, pelo que a esmagadora maioria dos apicultores não tem o mínimo de possibilidade” de ser apoiada, lamenta.
“Até pela força da lei, os apiários não estão em áreas urbanas, estão colocados em zonas rurais, de floresta”, afirma, pelo que este critério acaba por impedir a atribuição de apoios aos apicultores afetados. Agora, a deputada vai “confrontar o Governo com a resposta que deu” há algumas semanas ao Partido Comunista Português com estas novas informações, para saber “quantos apicultores pediram apoio e a quantos foram concedidos”. “O que está em risco é a subsistência da atividade apícola”, afirma.
O PCP afirma que os apicultores do Alto Minho não estão a ser apoiados com uma linha de apoio que deveria compensar os apiários afetados pela presença da vespa velutina na região.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts