FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Mai 2015

Cerveira: Fins-de-semana de maio dedicados ao Sável

Durante o mês de maio, o município de Vila Nova de Cerveira lança um convite a residentes e visitantes para desfrutarem de uma experiência baseada […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Durante o mês de maio, o município de Vila Nova de Cerveira lança um convite a residentes e visitantes para desfrutarem de uma experiência baseada na gastronomia típica do concelho. Os ‘Sabores com Tradição’ arrancam este mês de maio, e o Sável será, durante os próximos quatro fins-de-semana, destaque nos restaurantes aderentes nas três variedades: Debulho de Sável, Sável Frito e de Escabeche.
Pela especificidade das suas caraterísticas, o Sável é um peixe muito apreciado, e a confeção do Debulho do Sável tem sido uma receita que passa de geração em geração na ‘Vila das Artes’.
Reza a história que uma pequena parte dos sáveis capturados era para os pescadores, cabendo à mulher a tarefa de o comercializar, indo rogá-lo de porta em porta, cortado às postas. Na maioria das vezes, os compradores preferiam as postas maiores, com mais “carne”, ficando as vendedeiras com as partes “menores” do sável – a cabeça, o rabo, o deguladouro (posta junto à cabeça), as postas mais pequenas e as ovas. Como a necessidade aguça por vezes o engenho, havia que encontrar uma forma de aproveitar as partes do Sável menos requisitadas, chegando-se assim ao Debulho com que se alimentavam e hoje considerado um “verdadeiro pitéu dos deuses”.
‘Sabores com Tradição’ é uma iniciativa que visa, além de promover a gastronomia típica do concelho, contribuir para uma maior dinâmica dos estabelecimentos de restauração aderentes, empenhados em preservar e partilhar o riquíssimo património gastronómico existente.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts