FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 21 Mai 2015

Governante diz que Fundos Europeus priorizam reabilitação de património que gere desenvolvimento

Esta quarta-feira, de visita a Ponte de Lima, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou que os novos fundos comunitários destinados à […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta quarta-feira, de visita a Ponte de Lima, o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, afirmou que os novos fundos comunitários destinados à reabilitação de património vão privilegiar o “desenvolvimento diferenciado dos territórios e a sua competitividade”. Garantiu aos jornalistas que não se trata de uma visão economicista mas sim de uma visão integrada de gestão do território. O governante acrescentou que o modelo de financiamento nesta área “é diferente” do praticado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Jorge Barreto Xavier adiantou que o que se pretende do novo quadro comunitário, Portugal 2020, é que as candidaturas que sejam apresentadas “argumentem a favor do desenvolvimento”, explicando que “até final deste ano” deverão abrir as candidaturas “para poderem começar a ser concretizadas no ano seguinte”.
Para o governante, o modelo dos novos fundos europeus pretende evitar os erros do passado, apontando como exemplo “o dinheiro gasto” na década de 90 na reabilitação ou construção de cine teatros em todo o país.
O secretário de Estado referiu que durante o mandato deste Governo, “entre investimento europeu e fundos públicos foram investidos mais de 100 milhões de euros em reabilitação de património em todo o país”, adiantando que o governo promoveu ainda “mais de 900 classificações de património cultural edificado, “o maior movimento de classificação de património da história do país”.
O secretário de Estado da Cultura visitou Ponte de Lima para participar na cerimónia de encerramento da primeira Convenção Nacional do Património Histórico-cultural, organizada em parceria entre a Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) e a Câmara de Ponte de Lima.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts