FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Mai 2015

Instalação artística com 600 azulejos desenhados por crianças vai celebrar 500 anos do foral de Arcos de Valdevez

Mais de 600 azulejos decorados com “pelourinhos” desenhados pelas crianças dos jardins-de-infância do concelho arcuense vão ser utilizados para a criação de uma instalação artística […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Mais de 600 azulejos decorados com “pelourinhos” desenhados pelas crianças dos jardins-de-infância do concelho arcuense vão ser utilizados para a criação de uma instalação artística em homenagem aos 500 anos da atribuição do foral a Arcos de Valdevez. Na conferência de imprensa que apresentou o programa das comemorações, que aconteceu esta terça-feira, foi revelado que cada uma das quatro centenas de crianças do ensino pré-escolar preparou, este ano, um azulejo onde desenhou a sua interpretação do “pelourinho” e no próximo ano letivo, fará um trabalho semelhante, mas com o enfoque nos detalhes do pelourinho.
Em junho do próximo ano, deverá ser inaugurada a instalação artística “Pelourinho das Crianças”. Nuno Soares, diretor da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, destacou a imaginação das crianças, que têm criado “coisas incríveis” em torno do tema.
Dentro destas comemorações, este Verão, a autarquia de Arcos de Valdevez vai pedir a colaboração da comunidade e das instituições do concelho para a criação de um documento estratégico que defina as “ideias mais fortes” para o município, nos próximos anos. Ao longo de “pelo menos seis meses”, como explicou o autarca João Manuel Esteves, vão realizar debates, conferências, workshops temáticos, entrevistas diretas, entre outras atividades, para que “todos os arcuenses se revejam num documento que definirá, nos próximos anos, o caminho que devemos trilhar”. “Será, sem dúvida, um documento que irá servir de suporte àquilo que será o próximo quadro de apoio”, considerou o líder do executivo, apesar de afirmar que “não podemos imaginar o futuro do concelho esgotado no próximo quadro comunitário”.
Dentro do programa de comemorações dos 500 anos do Foral a Valdevez, destaque para a abertura da exposição “O Foral de Valdevez”, já este sábado, pelas 21:30, e para o lançamento do concurso fotográfico “500 anos/ 500 imagens”. Nos dias 13 e 14 de junho, acontecem a teatralização, um desfile, o Mercado Quinhentista e animação permanente para celebrar a Outorga do Foral de Valdevez, pelo Rei D. Manuel I, num evento com a participação das escolas e das associações municipais.
A 11 de julho, num sábado, dá-se a inauguração da Intervenção de Valorização do Paço da Giela e a sessão solene do Dia do Concelho. A 17 de julho, apresentação da publicação “Paço da Giela: História de um Monumento”.
Em novembro será inaugurada a escultura comemorativa do Foral de Valdevez e, a fechar o ano, apresentação da banda desenhada “Histórias de Valdevez”, que será distribuída a todos os alunos do 1º ciclo do concelho de Arcos de Valdevez.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts