Susana Magalhães, de 26 anos, e Gabriela Magalhães, de 21 anos, são irmãs, naturais de Ponte de Lima, e partilham a paixão pela música. Iniciaram formação musical na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo mas escolheram depois percursos académicos distintos. Susana, violetista, estuda na ESMAE – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo, no Porto, e Gabriela, violoncelista, frequenta a Universidade de Aveiro. As duas irmãs limianas juntaram-se a João e Miguel e os quatro formaram o Quarteto Opus Quatro, um grupo de cordas que tem participado em eventos variados um pouco por todo o país. Agora, o quarteto que conta com a presença de duas jovens de Ponte de Lima participou na gravação do novo disco da fadista Cuca Roseta, que sairá dia 18 de maio.
Susana Magalhães, violetista e manager do Quarteto Opus Quatro, explicou à Geice que cresceram num ambiente familiar com poucas possibilidades para que as irmãs pudessem estudar música mas garante que “agarraram a paixão e vontade de estudar” aquilo que sempre quiseram.
A jovem limiana afirma que foi com orgulho e satisfação que aceitaram o convite para fazer parte do disco “Riû”, de Cuca Roseta, depois de já terem trabalhado algumas vezes com a fadista contemporânea.
Fundado em fevereiro de 2013, o Opus Quatro é um quarteto de cordas constituído por João Cristóvão e Miguel Gil, nos violinos, e pelas limianas Susana Magalhães, na viola d’arco, e Gabriela Magalhães, no violoncelo.
O primeiro trabalho, realizado em fevereiro de 2013, foi a gravação para o álbum de estreia do cantor Jorge Roque, vencedor do programa da RTP1 “Operação Triunfo”, de 2010. Em julho desse mesmo ano, o quarteto participou no encerramento do 5º Festival das Artes de Coimbra, na Quinta das Lágrimas, em conjunto com a Fadista Cuca Roseta, a convite do grupo Cordis.
Em 2014, o Opus Quatro foi o quarteto escolhido para atuar em Fátima, a convite do grupo de Coimbra – Cordis, em que partilhou, também, palco com a fadista Cuca Roseta.
Neste breve percurso artístico, o Opus Quatro reúne já inúmeras participações em cerimónias solenes e eventos sociais, além das realizações de carácter exclusivamente artístico e musical.