FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 29 Mai 2015

Judite Cardoso, impulsionadora do folclore, convidada para presidir à Comissão de Honra das Festas d’Agonia

Este ano, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo escolheu uma figura muito ligada às tradições do Alto Minho para presidir à Comissão […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este ano, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo escolheu uma figura muito ligada às tradições do Alto Minho para presidir à Comissão de Honra das Festas d’Agonia. José Maria Costa convidou Judite Cardoso, uma das grandes impulsionadoras do folclore e da recolha etnográfica, para presidir à Comissão de Honra da maior romaria do país.
Com este convite, o autarca pretende reconhecer o trabalho desenvolvido por todos os que têm contribuído para a preservação das tradições e para a recolha que permitiu conhecer e enriquecer o folclore da região. Afirma o autarca que, “com esta distinção, pretende-se homenagear todas as pessoas que, nos grupos etnográficos e folclóricos de Viana do Castelo, têm ajudado a promover as tradições e raízes etnográficas”.
Nascida em Perre, a 17 de fevereiro de 1929, Judite Cardoso rumou a Angola em 1961, de onde regressou em 1975. Com a ajuda do grupo de teatro existente, organizou um grupo de recolha para criar um museu polivalente, que se mantém até hoje, exposto no Centro Social e Paroquial de Perre.
Impulsionou o Grupo Teatral de Danças e Cantares de Perre, dando início ao que é hoje o Grupo de Danças e Cantares de Perre e é da sua iniciativa a construção de uma sede para o grupo e a recolha de informação que levaram a um melhor conhecimento do folclore do Alto Minho.
Recebeu um voto de louvor da Assembleia de Freguesia de Perre pelos serviços de promoção e representação cultural da freguesia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts