O desafio Portugal Sem Barreiras é um projecto promovido pela Mobilitas (associação sem fins lucrativos) que consiste na travessia de Portugal em bicicleta adaptada, com partida de Praça da Liberdade em Viana do Castelo, e passagem por Porto, Aveiro, Viseu, Serra da Estrela, Lousã, Fátima, Lisboa, Sesimbra e Faro.
A viagem será realizada pelo presidente da Mobilitas, Jorge Pereira, como forma de sensibilizar a comunidade para a autonomia, força de vontade e capacidade de superação de barreiras físicas e mentais, assim como chamar a atenção para os desafios que a população com mobilidade reduzida enfrenta no seu dia-a-dia.
Após um grave acidente que Jorge Pereira, o presidente da associação, sofreu, e do qual resultou um quadro de tetraplegia, tem vindo a superar barreiras impensáveis e a encarar novos desafios. Esta atitude tem vindo a influenciar positivamente e a contagiar a comunidade que nos rodeia.
A partida com destino a Faro está marcada para o dia 23 de maio (Sexta-feira) às 9h30, na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo.