FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 27 Mai 2015

“Mostra 100% Alto Minho”: Cooperativa VianaPesca apresenta filetes de carapau fumado

Esta sexta-feira o Centro Cultural de Viana do Castelo abre as portas para acolher a Mostra “100% Alto Minho” com a revelação da mais recente […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Esta sexta-feira o Centro Cultural de Viana do Castelo abre as portas para acolher a Mostra “100% Alto Minho” com a revelação da mais recente inovação gastronómica da região na agenda: os filetes de carapau fumado. Esta é uma aposta da cooperativa de pescadores VianaPesca e é um produto com a chancela “100% Alto Minho”. Entre sexta-feira e domingo, a Mostra “100% Alto Minho” promete apresentar ao público o que de melhor a região tem e faz, do fumeiro aos doces, passando pelos produtos do mar e pelo empreendedorismo.
Segundo fonte da organização, os filetes de carapau fumado são o resultado de dois anos de investigação de alunos do curso de Engenharia Alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e de uma aposta da cooperativa de pescadores VianaPesca.
Francisco Portela Rosa, presidente da direção da VianaPesca, afirma que o carapau “tem pouco valor na primeira venda”, pelo que esta é uma forma de “aumentar a procura” em lota. “O que poderá fazer subir os preços, para compensar os pescadores pelo trabalho”, defende o responsável da cooperativa.
Mostrar as potencialidades dos recursos endógenos, incentivando assim a sua valorização e a criação futura de riqueza e emprego na região são os objetivos dos promotores deste projeto.
A Mostra “100% Alto Minho” acontece entre 29 a 31 de maio, assumindo o objetivo de dar a conhecer os produtos endógenos, mas também os serviços da região, promovendo as suas potencialidades.
Esta é uma iniciativa lançada pela CEVAL – Confederação Empresarial do Alto Minho em 2012, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM do Alto Minho) e da Comissão de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), para valorizar os recursos e potencialidades endógenas da região.
No evento vão estar presentes mais de 30 expositores do distrito de Viana do Castelo, com produtos como o fumeiro, vinhos, doçaria/compotas, gastronomia, inovação e empreendedorismo.
Nos oito stands divididos pelas temáticas, um da marca anfitriã e outro da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, para além das oportunidades de negócio a apresentar durante três dias, esta será “a maior promoção do Alto Minho alguma vez feita na região, de forma integrada e em conjunto com todos os municípios”, conforme sublinha o presidente da CEVAL.
Luís Ceia assegura que “estamos a criar uma marca para ser reconhecida primeiro no Alto Minho, pois queremos que haja um sentimento de pertença. Mas estamos também a criar uma marca para que seja reconhecida a nível nacional e internacional, com destaque para a vizinha Galiza”.
A mostra decorre no Centro Cultural de Viana do Castelo, numa área de exposição com mais de mil metros quadrado.
A inauguração está marcada para sexta-feira às 19h00 e será presidida pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira de Brito. No sábado serão empossados mais dois novos embaixadores da marca “100% Alto Minho”, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luís Campos Ferreira, e Rui Solheiro secretário da Associação Nacional de Municípios.
Mais informações em https://www.facebook.com/altominho.cemporcento

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts