FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Mai 2015

Viana: Sete praias do concelho vão estar em obras durante o verão

Durante este verão, sete praias do concelho de Viana do Castelo vão estar em obras, num investimento global de 14 milhões de euros, no âmbito […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Durante este verão, sete praias do concelho de Viana do Castelo vão estar em obras, num investimento global de 14 milhões de euros, no âmbito do programa Polis do Litoral Norte, com o objetivo de proteção dunar e consolidação da costa.
José Maria Costa, autarca vianense, explicou que vão estar em curso as intervenções de consolidação da costa previstas nas praias de Paçô (Carreço), Pedra Alta (Castelo de Neiva), e da Amorosa, na freguesia de Chafé. Só na praia da Amorosa as obras estão orçadas em 1,8 milhões de euros. A praia de Castelo de Neiva está também a sofrer intervenção para a construção de uma rampa no portinho, com o objetivo de garantir melhor acessibilidade e mais segurança à comunidade piscatória local, numa empreitada de 900 mil euros.
O Presidente da Câmara de Viana do Castelo garantiu que “esta semana deverá ser adjudicada” a intervenção na Praia Norte, num investimento previsto de 2,6 milhões de euros. Esta obra de requalificação da praia da cidade tem sido contestada localmente mas vai mesmo avançar, abrangendo uma área equivalente a cinco campos de futebol. A obra tem duas fases, que vão decorrer em simultâneo, sendo que uma tem por objetivo a defesa da zona costeira e a outra visa requalificar aquela área balnear.
José Maria Costa garantiu aos jornalistas, no final da última reunião de executivo, que esta semana “deverão começar ainda as obras de requalificação da praia do Cabedelo, na margem esquerda do rio Lima, e as intervenções previstas para as praias da Arda e Ínsua em Afife”.

Apesar das obras em curso ou prestes a começar, todas as praias do concelho de Viana do Castelo vão hastear a Bandeira Azul atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, sendo que as praias de Amorosa e Carreço ostentam também a Bandeira Acessível. Todos estes trabalhos, segundo o autarca e de acordo com a Polis do Litoral Norte, deverão estar concluídos até final de 2015.

O financiamento destas empreitadas é suportado por fundos comunitários do Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT), sendo a componente nacional assumida pelo Estado português e pela Câmara de Viana do Castelo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts