FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 19 Jun 2015

Darque: Inauguradas novas valências do Centro de Alto Rendimento de Surf

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou as novas valências de apoio ao Centro de Alto Rendimento de Surf e ao projeto Náutica nas […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo inaugurou as novas valências de apoio ao Centro de Alto Rendimento de Surf e ao projeto Náutica nas Escolas, promovido pela autarquia. As novas valências, criadas por solicitação do Presidente da Junta de Freguesia de Darque e pelos agrupamentos de escolas que aderiram à Náutica nas Escolas, demonstram a crescente adesão ao projeto, garantindo a Viana do Castelo reafirmar a sua aposta na formação dos desportos náuticos.
As novas valências são compostas por equipamentos balneários e uma área de armazenamento de pranchas e de material destinado às aulas de surf e reforça, desta forma, uma necessidade sentida com o sucesso da iniciativa “Náutica nas Escolas”, recentemente galardoada com prémios nacionais. Ou seja, trata-se de uma unidade autonomizada de vestiários/balneários integrados nas instalações do CAR Surf, destinada à utilização pela população escolar que, diariamente e no quadro de projeto de desenvolvimento das atividades náuticas em conteúdo escolar, está a ser desenvolvido de forma pioneira em Viana do Castelo.
O projeto “Náutica nas Escolas”, recorde-se, pretende trazer para os estabelecimentos de ensino atividades náuticas na disciplina de educação física e a criação de clubes náuticos escolares. Este inovador projeto agrega as vontades dos agrupamentos escolares, dos clubes náuticos do concelho e da Câmara Municipal, sendo que vão ser implementadas aulas de surf, canoagem, remo e vela enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidas nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

Na sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, lembrou que o Município foi sensível à crescente atividade da prática desportiva e ao facto do Centro de Alto Rendimento não ter sido pensado para acolher o projeto, pelo que se avançou para uma nova solução com este investimento.

Depois de agradecer aos diretores de agrupamento escolares “toda a colaboração prestada neste projeto de democratização do acesso aos desportos náuticos através do Centro de Mar”, José Maria Costa sublinhou que “esta é uma aposta estratégica que será aprofundada nos próximos anos”. O autarca agradeceu ainda a colaboração de todos os clubes náuticos que têm apoiado e colaborado no projeto da Náutica nas Escolas, “uma iniciativa de aproximação dos jovens ao mar criando novas competências e a proximidade aos temas náuticos”.
De sublinhar que, só na freguesia de Darque, são ministradas as aulas de surf e canoagem.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts