FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jun 2015

Imagem de Nossa Senhora de Fátima chega a Viana quarta-feira e recria procissão ao mar no dia seguinte

   Esta quarta-feira, ao cair da noite, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Viana do Castelo e vai participar numa recriação […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

  
Esta quarta-feira, ao cair da noite, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima chega a Viana do Castelo e vai participar numa recriação da procissão ao mar, quadro integrado na Romaria d’Agonia, a acontecer no dia seguinte. A procissão ao mar com a presença da santa realiza-se esta quinta-feira, dia 25 de junho, para assinalar a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima por Viana do Castelo, tal como aconteceu em 1962.
A população da zona da Ribeira mobilizou-se para receber da melhor forma a imagem da santa, estando a planear que algumas artérias da ribeira sejam enfeitadas com tapetes de sal e flores, tal como acontece no dia de Nossa Senhora da Agonia, 20 de agosto.
Em 1962, recorde-se, a procissão ao mar contou com a presença da imagem de Fátima e foi organizada pelo pároco de então, Monsenhor Daniel Machado, momento que gerou o surgimento da tradição da procissão ao mar em honra de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos homens do mar. No barco que transportará a imagem de Fátima seguirá também a imagem do beato Frei Bartolomeu dos Mártires, por estarem a decorrer as comemorações dos 500 anos do seu nascimento.
No dia 24, quarta-feira, a imagem da santa sai de Caminha pelas 20 horas, percorrendo Cristelo, Moledo, Vila Praia de Âncora, Afife, Carreço, Areosa, Senhor do Socorro, até chegar a Monserrate. Pelas 21 horas desse dia, o acolhimento da imagem peregrina acontece no Santuário de Nossa Senhora da Agonia, com uma breve celebração e bênção das velas. Acontece depois uma Procissão de Velas para a Igreja de S. Domingos, que passa pela Avenida Campo do Castelo, Entrada do Cais, Rua Góis Pinto, Rua dos Poveiros, Avenida Campo do Castelo, Rua Monsenhor Daniel Machado, voltando à Rua Góis Pinto e terminando na Igreja Paroquial de Monserrate.
No dia seguinte, quinta-feira, pelas 11 horas acontece a Celebração Mariana / Adoração Eucarística. Pelas 15 horas acontece nova Celebração Mariana e, às 17:45, tem início o Terço Meditado. Pelas 18:30, Missa Solene de Nossa Senhora e, às 19:30, recria-se a Procissão ao Mar. A procissão ao mar, como acontece na Romaria D’Agonia, será acompanhada por dezenas de embarcações de pesca e de recreio, em honra de Nossa Senhora de Fátima. Depois acontece uma Procissão de Velas para a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na Igreja da Sagrada Família.
A diocese de Viana do Castelo foi constituída em 1977. É a terceira diocese do país a receber a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que tem estado a “visitar” o distrito desde 14 de junho, numa peregrinação que termina em Viana do Castelo, no dia 28, e que tem percorrido todos os arciprestados da diocese.

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts