FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Jun 2015

Jovem contabilista Crízia Amaro é a Mordoma da Romaria d’Agonia deste ano

Ser o rosto da maior romaria do país promete ser uma experiência diferente para a jovem contabilista escolhida para figurar no cartaz da Romaria D’Agonia […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Ser o rosto da maior romaria do país promete ser uma experiência diferente para a jovem contabilista escolhida para figurar no cartaz da Romaria D’Agonia deste ano. Crízia Amaro, de 24 anos, é a jovem vianense que foi escolhida para ser o rosto do cartaz da Romaria d’Agonia de 2015, da autoria de um fotógrafo local, Sérgio Moreira, que concorreu pela primeira vez, com uma “homenagem” à mulher vianense.
Crízia Amaro vai deixar para trás, durante uns dias, a profissão de contabilista, para se tornar no rosto da Romaria d’Agonia, festa secular que já tem fama em todo o mundo. Com emoção, reconhece que já tinha imaginado esta possibilidade diversas vezes, concretizando assim um sonho. “Pensei várias vezes que gostava de ser a mordoma do cartaz, mas achava que não ia acontecer” assume, por isso, “quando soube que tinha sido o escolhido nem acreditei, agora só espero deixar todos os vianenses orgulhosos”.
A jovem escolhida para representar a romaria das romarias é  natural de Santa Marta de Portuzelo e tem forte ligação às tradições vianenses. Crízia Amaro participa na romaria desde os 17 anos, mas está ligada ao folclore desde tenra idade, tendo começado a dançar aos 5 anos.
“Desde pequena que estou ligada às festas e à romaria, tenho um grande orgulho, uma grande chieira. E sei que este é um sonho de muitas raparigas”, assume. A mordoma é licenciada em Contabilidade, área na qual trabalha em Viana do Castelo.
Mal soube que era a escolhida, começou a preparar-se, embora “em segredo”, para a apresentação oficial do cartaz. Depois de “passar no teste”, assume sentir-se “ansiosa e um bocadinho nervosa para as festas, mas acima de tudo feliz”.
Para além de ser a mordoma deste ano, a jovem santamartense vai estar em destaque na festa, desfilando com um traje de lavradeira de 1910, que já vai na quinta geração e que é representativo da sua freguesia.
O autor do cartaz é Sérgio Moreira, que teve a “sorte de principiante” de ver a sua proposta seleccionada pelo júri. “Foi sorte de principiante, tentámos fazer um trabalho que cumprisse tudo o que era pedido. E que fosse vencedor, claro”, contou Sérgio Moreira, à margem da apresentação do cartaz da Romaria, que aconteceu esta terça-feira na Quinta do Carvalho, em Santa Marta de Portuzelo.
Sérgio Moreira é assistente operacional na Câmara Municipal de Viana do Castelo e iniciou a paixão pela fotografia há sete anos. Juntou-se à esposa nesta paixão pela fotografia e acabaram por lançar um negócio em comum. Juntos, decidiram concorrer ao concurso que escolheu a imagem da festa deste ano, pela primeira vez, tendo apresentado duas propostas que, assume, pretendiam ser uma homenagem à mulher de Viana.
O fotógrafo responsável diz que tentou projectar o ambiente de festa vianense, dos gigantones aos cabeçudos, embora quisesse evidenciar a Mulher de Viana. “Houve uma grande preocupação com o traje, com o que de melhor tínhamos em beleza feminina, mas sempre utilizando os cabeçudos e o fogo-de-artifício que mais caracteriza a festa, o que não foi fácil”, reconhece.
A VianaFestas repetiu uma experiência que foi lançada há 5 anos e que permitiu que o cartaz oficial da romaria das romarias fosse escolhido por concurso. Este ano, concorreram mais dez participantes do que no ano passado, o que mostra o interesse crescente neste concurso, num total de 40 concorrentes. O vencedor recebe um prémio pecuniário de 500 euros, mas o prémio maior será mesmo o  “prestígio” de ostentar o título de “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d´Agonia, que acontece este ano entre 20 e 23 de agosto.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts