FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 01 Jun 2015

Viana: 250 mil euros vão permitir executar todos os projetos finalistas do Orçamento Participativo

Depois de um período de votação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que vai executar os dez projetos que foram selecionados de entre […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Depois de um período de votação, a Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que vai executar os dez projetos que foram selecionados de entre os 39 admitidos na primeira edição do Orçamento Participativo. Isto porque, atendendo ao montante global de 250 mil euros e considerando a estimativa orçamental prevista para cada projeto, é possível executar a totalidade dos projetos, cujo somatório é de 232 mil euros.
Foram inicialmente apresentadas 39 propostas, sendo que 15 são da área da cultura e 24 da área social e, depois de analisadas por uma equipa técnica, foram aprovadas 14 propostas embora, pela sua similaridade, cinco delas foram fundidas numa só.
O Orçamento Participativo de Viana do Castelo é uma experiência pioneira no concelho, assumindo na primeira edição um caráter experimental, e tem um montante global de 250 mil euros e uma dotação máxima por projeto de 50 mil euros. Nesta primeira edição, ficou restringido à União de Freguesias da cidade e destina-se a intervenções físicas/infraestruturais, pequenos equipamentos, serviços, programas e ações, que correspondam às áreas de ação social e cultura.

As propostas:
Sala de autoformação
Consiste na disponibilização de uma sala de estudo na Biblioteca Municipal, inicialmente para 4 utilizadores e equipada com 3 computadores, para as pessoas poderem aceder à formação na modalidade de e-learning, com acesso à internet sem limite de tráfego e sem restrições de tempo.
Viana: Vamos Ativar a Esperança
Resposta social para desempregados qualificados em diferentes áreas (construção civil, jardinagem, carpintaria, limpezas, etc), que são integrados numa bolsa municipal de profissionais, para manter ativas as suas competências durante o período de desemprego, resolvendo problemas domésticos ocasionais a idosos e/ou pessoas com algum tipo de limitação física ou de baixos recursos económicos.
Itinerário Turístico- Religioso de Viana a Trento – Uma Visitação “Bartolomeana”
Consiste na criação de um itinerário turístico-religioso desenvolvido a partir do Convento de São Domingos, assente nos recursos religiosos, culturais e patrimoniais dada a enorme diversidade de sítios relacionados com a atividade pastoral, nomeadamente as visitações do Frei Bartolomeu dos Mártires.
Projeto ” Espaço + ”
Resposta social para colmatar as dificuldades existentes ao nível da ocupação de tempos livres para crianças e jovens com necessidades educativas especiais (NEE´s), minimizando o impacto da deficiência nestas famílias.
Espaço Interativo Sénior
 Local onde são prestados diversos serviços de apoio à população sénior de Viana do Castelo, reunindo num mesmo espaço várias áreas e serviços. A proposta passa pela criação de um “frontoffice” dos projetos dirigidos à geração sénior e de um local onde se pretende centralizar toda a informação que possa interessar a esta faixa da população (atividades, serviços de apoio existentes no concelho etc.). Neste espaço poderão ainda desenvolver-se atividades envolvendo a utilização de ferramentas informáticas e ser prestado auxílio no desenvolvimento de algumas tarefas nomeadamente, no preenchimento de formulários, documentação, entre outros procedimentos de natureza administrativa.
Oficina dos Saberes
É um espaço para o qual será possível convidar os artesãos, grupos etnográficos, associações culturais e sociais, em parceria com os Museus: do Traje, de Artes Decorativas, Casa dos Nichos e outros espaços museológicos, a participarem em atividades programadas que promovam os costumes e tradições vianenses.
Promoção da Leitura
Projeto de Promoção da Leitura – Palavra Poética, Arte de Encantar e Criar, tendo como destinatários crianças e jovens colocados em instituições de acolhimento temporário ou permanente.
M e duas salas Mercado Municipal de Viana do Castelo
Dispondo o Mercado Municipal de uma área ampla por explorar na parte superior, propõe-se a reabilitação do espaço para que os munícipes possam usufruir do local. Esta proposta baseia-se na construção/adaptação de duas salas interligadas, na pintura das bancadas e dos painéis decorativos e na disponibilização de internet no mercado.
Intercâmbio de Idosos entre Freguesias
Centra-se num intercâmbio entre idosos de diferentes cidades podendo ficar em famílias de acolhimento durante um fim-de-semana, sendo necessário o apoio das Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, centros paroquiais e IPSS’s.
Hortas Comunitárias
O propósito deste projeto é implementar uma horta urbana de carácter social, permitindo o acesso a um espaço, meios e aconselhamento agrícola, para a realização de um projeto pessoal de agricultura tradicional e até biológica, caso o utilizador o pretenda.
(Este projeto é o resultado da fusão de 5 propostas)

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts