FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Jul 2015

Caminha homenageia mais de 700 pescadores com gigantesca exposição junto à praia de Vila Praia de Âncora

Durante dez dias, o município de Caminha vai prestar homenagem a quase 700 pescadores com uma gigantesca exposição a acontecer junto da praia de Vila […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Durante dez dias, o município de Caminha vai prestar homenagem a quase 700 pescadores com uma gigantesca exposição a acontecer junto da praia de Vila Praia de Âncora. A Avenida Dr. Ramos Pereira e a Praça da República, vão transformar-se, durante 10 dias, num grande espaço de homenagem a mais de sete centenas de pescadores do concelho, que andaram na pesca do bacalhau, nos mares da Terra Nova. Os rostos dos homens do mar, as imagens das embarcações, livros, aprestos e outros elementos ligados à faina estarão em exposição nos dois espaços.
Durante os últimos meses, o município de Caminha ouviu e enquadrou, em formato vídeo, testemunhos na primeira pessoa sobre os rostos dos protagonistas das viagens à Terra Nova. Antigos pescadores e/ou familiares recordaram tempos de trabalho árduo nos bancos gelados da Terra Nova e da Gronelândia, na “grande pesca”.
O objetivo da Câmara de Caminha foi registar e guardar para memória presente e futura os testemunhos deste património marítimo imaterial que constituiu a pesca do bacalhau para a comunidade caminhense.
A exposição faz parte do evento “Viagens à Terra Nova”, que decorrerá entre 31 de julho e 9 de agosto, incluindo conferências, cinema ao ar livre, música e gastronomia. Este certame terá o bacalhau como prato principal, confecionado de múltiplas maneiras, em dezenas de restaurantes do concelho, que aceitaram o desafio do município de Caminha para participar no “Aposta Bacalhau”.
A Praça da República será transformada num espaço de homenagem, com o Cubo da Memória, mas também acolherá o cinema e alguns momentos musicais. Outros espaços do “Viagens à Terra Nova” localizam-se ainda junto ao mar, como o Posto de Turismo e a Loja de Aprestos, no Campo do Castelo, na zona do Portinho de Vila Praia de Âncora.
Esta é a segunda edição do evento “Viagens à Terra Nova”, num novo formato, que se multiplica por diversos espaços. A organização é da Câmara Municipal de Caminha.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts