FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Jul 2015

Monção iniciou campanha porta-a-porta para promover separação de resíduos sólidos domésticos

Em Monção, teve início esta semana a campanha de sensibilização ambiental “Divida por todos e seja feliz”, promovida pela Valorminho e Sociedade Ponto Verde, que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Monção, teve início esta semana a campanha de sensibilização ambiental “Divida por todos e seja feliz”, promovida pela Valorminho e Sociedade Ponto Verde, que consta da distribuição de um kit com três sacos diferenciadores para colocação de resíduos, um funil para deposição de óleos alimentares, um saco reutilizável e informação alusiva à reciclagem.
Para o autarca monçanense, Augusto de Oliveira Domingues, esta ação de sensibilização ambiental focaliza-se na ideia que “a reciclagem do lixo doméstico implica ganhos ambientais relevantes” e no argumento que “a colocação diferenciada de resíduos assegura um custo mais reduzido para os cofres do município”.
“Tem havido um esforço enorme das entidades públicas, organismos ligados ao ambiente e autarquias locais no sentido de incentivar a prática da deposição diferenciada dos resíduos. Notam-se avanços mas temos de continuar. Este género de ações, desenvolvida por jovens junto da população mais idosa, ajudam a colocar o assunto na ordem do dia e a manter vivos comportamentos corretos nesta área” sublinhou.
Os resíduos sólidos colocados nos ecopontos permitem contribuir para a reciclagem, evitando a deposição em aterro sanitário e, como consequência, prolongando o ciclo de vida dos materiais. A separação tem vantagens que vão desde a economia de energia até à proteção dos recursos naturais, passando pela taxa de gestão de resíduos (TGR) paga pelo município que desce à medida que a separação aumenta.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts