FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 04 Ago 2015

Cerveira-Tomiño aderem à Rede de Cidades e Vilas de Excelência para apresentar projetos comuns

Os concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño avançaram com a adesão simultânea à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo como […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Os concelhos vizinhos de Vila Nova de Cerveira e Tomiño avançaram com a adesão simultânea à Rede de Cidades e Vilas de Excelência, tendo como objetivo a apresentação futura de projetos comuns. Ao integrarem esta Rede do Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, Vila Nova de Cerveira e Tomiño posicionam-se como concelhos preocupados com as questões sóciourbanas, adequando uma política inclusiva ao seu território, tal como é preconizado pela estratégia Europa 2020.
Ser uma cidade ou vila de excelência é um compromisso prático de qualificação dos territórios e das suas dinâmicas socioculturais e económicas, de forma a estimular a regeneração dos tecidos urbanos ou periurbanos, do ambiente urbano, da empregabilidade local e do turismo.
Fernando Nogueira, autarca cerveirense, explica que esta adesão é interessante para o reforço do conceito “um destino, dois países”, transformando Cerveira e Tomiño numa vila transfronteiriça. O objetivo é alcançar apoios para a concretização futura de alguns projetos comuns já definidos no âmbito da Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Cerveira-Tomiño.
Já a alcaldesa de Tomiño, Sandra Gonzalez, abordou o facto de esta iniciativa representar “mais um passo no longo caminho de cooperação para que se eliminem as fronteiras definitivamente”.
Com 53 municípios portugueses aderentes, o coordenador da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, Pedro Silva, sublinhou que Cerveira e Tomiño inauguraram “um novo marco deste projeto de contexto nacional ao conferir-lhe uma dimensão diferente ao nível da interação entre povos irmãos através de novas soluções e trabalho”.
A adesão de Vila Nova de Cerveira à Rede de Cidades e Vilas de Excelência e de Tomiño à entidade congénere espanhola foi formalmente oficializada com o Hastear da Bandeira de Vila de Excelência no Parque de Lazer do Castelinho, e no Espaço Fortaleza de Goián, na passada sexta-feira. Os dois concelhos aderem aos eixos ‘Cidade ou Vila Ciclável e de Mobilidade Amigável’ e ‘Cidade ou Vila de Regeneração e Vitalidade Urbana’.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts