Este fim-de-semana a freguesia de Santa Marta de Portuzelo, concelho de Viana do Castelo, está em festa. Dias 7, 8 e 9 de agosto os santamartenses prestam louvores a Santa Marta e celebram também os 75 anos de existência do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo.
Paulo Maciel, autarca local, admite que estas festas são “o ponto alto da freguesia” e garante que todos estão envolvidos nas festividades, até porque a romaria é visitada por muitas pessoas, algumas até que vêm “de muito longe”.
Na sexta-feira, pelas 10 horas da manhã, acontece o tradicional Desfile da Mordomia pelas principais ruas da cidade de Viana do Castelo e, pelas 18 horas do mesmo dia, a mordomia apresenta-se nas ruas de Santa Marta, convidando todos para a festa. Sexta-feira à noite acontece um dos pontos altos da romaria, o Cortejo Etnográfico Noturno, que terá como tema “O que vou ser quando for grande”. No final, música para a juventude, com o DJ Rafael Barros.
Sábado é dia de concentração e atuação dos grupos de Gigantones e Cabeçudos, Bombos e Zés P’reiras, no Centro Cívico de Santa Marta de Portuzelo, às 12 horas. Às 17:30 terá início o Cortejo Etnográfico, que este ano celebra os 75 anos de existência do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo. Nessa noite acontece o 59ª Festival Internacional de Folclore de Santa Marta de Portuzelo, onde estarão representados Portugal, Itália, Brasil e Costa Rica.
No domingo, celebração eucarística, pregação e procissão em louvor de Santa Marta, pelas 10:30, num momento que costuma contar com a presença de centenas e centenas de devotos. Na noite deste último dia acontece um espetáculo musical com a banda Cicklone.