FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 05 Ago 2015

Manuela Machado revive emoções com homenagem da autarquia pelos 20 anos da medalha de ouro

   A ex-atleta vianense Manuela Machado foi homenageada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quarta-feira, pela passagem dos 20 anos em que conquistou […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

  

A ex-atleta vianense Manuela Machado foi homenageada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, esta quarta-feira, pela passagem dos 20 anos em que conquistou a medalha de ouro na maratona do Campeonato do Mundo de Gotemburgo, na Suécia. No dia 5 de agosto, dia em que se assinalavam precisamente as duas décadas da vitória da atleta nascida em Cardielos, freguesia de Viana, a autarquia inaugurou a nova pista de atletismo do Estádio Manuela Machado e lançou um livro, da autoria de Luís Lopes, sobre as conquistas da vianense.
“Sinto-me timidamente orgulhosa”, reconheceu a atleta vianense, dizendo que este “é um dia de muita alegria e de muita emoção”. “Estou a reviver o dia 05 de agosto de há 20 anos atrás. É um privilégio ter nascido e crescido aqui em Viana do Castelo porque esta Câmara Municipal não esquece os seus campeões”, garante. “Sinto-me honrada e orgulhosa. Hoje estou a reviver alguns momentos com muita saudade, saudade das minhas vitórias nos campeonatos do mundo”, assume.
“Estou a reviver a subida ao lugar mais alto do pódio. Parece que estou em Gotemburgo, a ver a bandeira a subir no lugar do meio. É, sem dúvida, como se tivesse ganho uma medalha de ouro. É sinal que ainda sou reconhecida e isso deixa-me com muitas saudades de muitas vitórias”, afirmou Manuela Machado aos jornalistas, enquanto deixava autógrafos no livro acabado de lançar.
Também o projeto de atletismo nas escolas do 1º ciclo, promovido pela Câmara Municipal, foi elogiado pela campeã. Para o próximo ano letivo, o número de meninos inscritos duplicou e vai chegar a quase 1.300 alunos, sempre sob orientação de Manuela Machado.
O livro “Manuela Machado 20 anos de Campeã”, da autoria do jornalista desportivo Luís Lopes, foi apresentado em Santa Marta de Portuzelo. O livro conta com prefácios do autarca de Viana do Castelo e da antiga treinadora da atleta, Sameiro Araújo, contando os grandes feitos da atleta vianense e integrando alguns depoimentos de colegas, responsáveis e família. O autor explicou que a ideia do livro é percorrer as 29 maratonas em que a atleta participou, com enfoque na medalha de ouro de 1995.
Nas comemorações marcou presença o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que assumiu estar “emocionado” por poder contactar com uma atleta cuja carreira acompanhou. Referiu que Manuela Machado é “um nome incontornável da história do desporto português” e considerou que os atletas e campeões são os “modelos” ideais para a juventude.
Também as ex-atletas Fernanda Ribeiro, Aurora Cunha e Albertina Machado estiveram em Viana para homenagear a colega e amiga, bem como a ainda atleta Jéssica Augusto.
Sameiro Araújo, antiga treinadora de Manuela Machado, destacou a “capacidade de motivação, a alegria, o entusiasmo e o know-how” da ex-atleta vianense, mostrando-se emocionada com este dia de homenagens.
Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, afirmou mesmo que gostaria que Manuela Machado “fosse representante honorária da seleção nacional, por possuir o que Freud designou de mecanismo de defesa do ego, o humor”, destacando a capacidade de trabalho e de motivação da atleta vianense.
Também José Maria Costa, autarca vianense, elogiou a “pessoa simples” e reconheceu que este livro “assinala um percurso, uma trajetória de vida de uma campeã”.
Antes do lançamento do livro, o dia comemorativo começou com a inauguração da requalificação da pista de atletismo no Estádio Municipal Manuela Machado. Em causa estava uma empreitada de cerca de 400 mil euros que permitiu melhorar as condições desta infraestrutura desportiva, que serve vários clubes do concelho e dos municípios limítrofes. A intervenção procurou também responder às necessidades das muitas associações desportivas do concelho na prática do atletismo, bem como às atividades que são desenvolvidas no âmbito do desporto escolar, que envolvem mais de 700 alunos, no âmbito do programa de promoção da prática do Atletismo dinamizado pela atleta Manuela Machado.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts