FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Ago 2015

Romaria: Maria da Agonia há 5 anos que tem o “privilégio” de decorar Igreja e andor da Senhora da Agonia

Maria da Agonia é florista na cidade de Viana do Castelo e há já cinco anos que tem o “privilégio, o orgulho e a honra” […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Maria da Agonia é florista na cidade de Viana do Castelo e há já cinco anos que tem o “privilégio, o orgulho e a honra” de decorar a igreja e o andor da Senhora da Agonia, pela altura das festas da cidade. Aos 57 anos, Maria da Agonia Leites, natural de Monserrate, assume que sente o “peso da responsabilidade” de “aprumar bem” o andor da Senhora da Agonia com centenas de flores da melhor qualidade. “Tem de se aprumar bem a igreja e o andor, com flor boa, que a santa merece”, garante.
Há cinco anos que é a pessoa responsável pela decoração da  Igreja de Nossa Senhora da Agonia, situada no Campo da Agonia, trabalho que faz ao longo de todo o ano. Há quatro anos que é também a pessoa que assegura a decoração do andor principal da Romaria d’Agonia, o andor da santa padroeira.
A decoração deste ano, diz, “está no segredo dos deuses, é uma surpresa”, mas sempre com “muita variedade de flor e com tudo o que é de bom”. A decoração do andor e da igreja é feita no dia 19 de agosto, na véspera das festas. No entanto, a florista já está a preparar os verdes e as esponjas, para que tudo saia perfeito na romaria das romarias.
Para arranjar a igreja e o andor da santa, conta com a ajuda das quatro filhas, mas faz questão de fazer tudo o resto sozinha. “É muita hora de trabalho, para uma pessoa só é muito trabalho, mas faço com muito gosto. Maria da Agonia é o meu nome, é a minha santa”, confessa.
“Todos os anos são temas diferentes”, diz, mas garantindo que o tema da decoração deste ano “vai ficar muito bonito”, com a utilização de centenas de flores.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts