FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 18 Mar 2016

Antigo comandante dos Bombeiros Municipais de Viana recebe crachá de ouro

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai entregar o crachá de ouro ao antigo comandante dos Bombeiros Municipais da cidade, Martinho de Campos. A […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai entregar o crachá de ouro ao antigo comandante dos Bombeiros Municipais da cidade, Martinho de Campos. A cerimónia que vai distinguir o comandante acontece terça-feira, dia 22 de março, pelas 10h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Viana do Castelo, data em que se celebram os 236 anos dos Bombeiros Municipais vianenses.
Na sessão solene de aniversário da corporação de soldados da paz será feita uma homenagem ao comandante Martinho de Campos, que foi comandante dos bombeiros vianenses e que está agora aposentado. O comandante vai receber o Crachá de Ouro atribuído pela Liga dos Bombeiros Portugueses, pelo seu serviço de mais de 45 anos “com exemplar comportamento”.
O autarca José Maria Costa informou o executivo desta homenagem, na reunião camarária desta quinta-feira. O líder do executivo referiu que foi a Câmara de Viana a pedir esta atribuição à Liga dos Bombeiros Portugueses. “No âmbito das comemorações do aniversário dos nossos Bombeiros Municipais, que são a terceira corporação mais antiga do país, resolvemos solicitar à Liga a atribuição deste crachá de ouro por elevados serviços prestados à causa, na chamada luta pela paz”, destacou o socialista. “O seu currículo, a sua atividade, o seu empenho, o seu profissionalismo e a sua generosidade justificaram a atribuição deste crachá”, realçou.
Martinho Gomes de Campos foi incorporado no serviço militar em 04 de maio de 1971, no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia. A 17 de novembro de 1971 embarcou em Lisboa para a Região Militar de Angola, fazendo parte da CART 3452/BART 3860, em Luanda, tendo passado à disponibilidade em 04 de abril de 1974. Começou a sua atividade profissional no município vianense a 18 de outubro de 1974, com a categoria de Bombeiro-Motorista. A 07 de dezembro de 1979 foi nomeado Bombeiro Municipal de 2ª classe e, em 1992, chegou à 1ª classe. A 31 de janeiro de 1997 foi nomeado Subchefe da carreira de Bombeiro Municipal. Em 05 de julho de 1999, por despacho do Presidente da Câmara, passou a assegurar as funções do comando, por impedimento do anterior comandante. Em 02 de agosto de 2001 foi nomeado na categoria de Chefe da carreira de Bombeiro Municipal, tendo continuado a exercer as funções de comandante na corporação profissional até 01 de junho de 2015.
O Crachá de Ouro, que está previsto no artigo 6º do Regulamento das Distinções Honoríficas da Liga dos Bombeiros Portugueses é atribuído pelo Conselho Executivo da Liga. A distinção serve para galardoar a prática de atos ou serviços de inquestionável contribuição para a dignificação da causa dos bombeiros e pode ser atribuída a elementos dos corpos de bombeiros com um mínimo de 35 anos de serviço, com boa informação de serviço e exemplar comportamento.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts