FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Mar 2016

“Bife da Páscoa de Cardielos” serve almoço no Sábado de Aleluia a mais de 500 homens

Como manda a tradição, no Sábado de Aleluia, já este fim-de-semana, vai servir-se o “Bife da Páscoa de Cardielos”. São já 500 os inscritos para […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Como manda a tradição, no Sábado de Aleluia, já este fim-de-semana, vai servir-se o “Bife da Páscoa de Cardielos”. São já 500 os inscritos para esta tradição e cada um dos participantes vai ter direito a quase um quilo de bife do vazio. Mais de cinco centenas de homens juntam-se numa quinta, em Santa Marta de Portuzelo e, depois dos sacrifícios de abstinência da Quaresma, os participantes deste Bife da Páscoa, vão para quebrar o jejum e comer de manhã até ao fim do dia.
Eugénio Cerqueira, da organização do evento, refere que já tem garantidas as cinco centenas de inscrições, mas sabe que vai ultrapassar ligeiramente esse número. As mulheres, como é costume, não podem sentar-se à mesa, apenas ajudando na confeção da refeição e na animação. O Bife da Páscoa de Cardielos também tem sempre um cariz social e, este ano, a organização vai entregar parte das verbas à APPACDM de Viana do Castelo. A organização conta com a colaboração de Augusto Canário & Amigos, grupo responsável pela animação musical do evento.
“Ano após ano, vínhamos a aumentar o número de participantes. Desde há três anos o número estabilizou, não aumenta mas também não tem diminuído. Temos mais de meio milhar de homens inscritos, o número já nos dá trabalho que chegue”, confessa. “Isto é um trabalho que é feito por nós, mas fazemos tudo isto com gosto, porque é uma espécie de brincadeira entre o grupo que organiza”, revela, admitindo o “entusiamo” em organizar a festa.
Apesar de este almoço ter surgido em Cardielos, freguesia vianense, há já alguns anos que se realiza na Quinta do Carvalho, em Santa Marta, para que o espaço do evento possa ser mais amplo. Já estão encomendados cerca de 500 quilos de carne de bife do vazio, o que vai exigir o abate de dezenas de animais. O Bife da Páscoa vai ser servido, como também já é habitual, com batata frita, arroz seco e salada, numa refeição acompanhada pelos vinhos verdes da região.
Os participantes começam a chegar ao local do evento pelas 10:30 da manhã e o almoço prolonga-se ao longo de todo o dia. O preço de inscrição também se mantém nos 33 euros por pessoa. A tradição dos “Amigos do Bife” começou há mais de 25 anos, em Cardielos, com um grupo de sete companheiros. Com o aumento do número de interessados neste almoço, a tradição mudou-se de Cardielos para Santa Marta de Portuzelo, para poder ter um espaço mais amplo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts