FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 23 Out 2016

D. Ximenes Belo – Nobel da Paz de 1996 participa em palestra na vila de Barroselas

No dia 09 de novembro, o Nobel da Paz de 1996, D. Ximenes Belo, visita a vila de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No dia 09 de novembro, o Nobel da Paz de 1996, D. Ximenes Belo, visita a vila de Barroselas, no concelho de Viana do Castelo, para participar numa palestra promovida no âmbito do N-Cooltura – Jornadas Culturais. A palestra “Diálogo entre religiões, um caminho para a paz” acontece pelas 21 horas, no Salão Nobre da Junta da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro.
O evento será promovido pelo Núcleo Promotor do Auto de Floripes, com o apoio das Juntas de Freguesia de Barroselas e Carvoeiro, Mujães e Vila de Punhe. Pedro Rego, da organização, indicou à Geice que “o início do século XXI tem sido testemunha de um incremento de conflito entre sociedades e culturas, onde invocar a religião tem servido para justificar barbaridades inauditas”, questionando se “a religião é a razão do conflito ou o lugar do acolhimento?”.

Confrontar estas questões com uma personalidade laureada com o Prémio Nobel da Paz e com uma experiência de vida tão marcada por conflitos e pela diversidade cultural e religiosa, como é o caso de D. Ximenes belo, promete ser uma oportunidade única.
D. Ximenes Belo, Administrador Apostólico Emérito de Dili, Timor Leste, foi uma das vozes mais salientes na defesa do povo timorense, da sua liberdade religiosa e política. Lutador incansável pelo respeito da dignidade humana, da cultura e fé do povo de Timor Leste, denunciou ao mundo o sofrimento do seu povo, o que foi reconhecido com múltiplos prémios, entre os quais se destaca o Nobel da Paz 1996, junto com Ramos Horta.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts