FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 25 Out 2016

Escola Desportiva de Viana participa com três atletas no Campeonato do Mundo de Trail Running

Jérôme Rodrigues, Fernanda Verde e Ricardo Silva são os três atletas da Escola Desportiva de Viana (EDV) que vão representar a seleção nacional e Viana […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Jérôme Rodrigues, Fernanda Verde e Ricardo Silva são os três atletas da Escola Desportiva de Viana (EDV) que vão representar a seleção nacional e Viana do Castelo no Campeonato do Mundo de Trail Running, que acontece este sábado. Os três atletas amadores fazem parte do restrito grupo de 12 atletas nacionais que vão marcar presença na prova organizada pela Carlos Sá Nature Events, com o apoio dos Municípios de Arcos de Valdevez, Braga, Terras de Bouro, Montalegre e Ponte da Barca, da ITRA (International Trail Running Association), Associação Internacional de Ultramaratonistas (International Association of Ultrarunners – IAU), Federação Portuguesa de Atletismo e o patrocínio principal da BERG Outdoor.
Em conferência de imprensa, esta terça-feira, Vítor Lemos, vereador do desporto na Câmara Municipal de Viana do Castelo, considerou um “facto relevante” o concelho estar representando “ao mais alto nível” no campeonato mundial. O responsável destacou o facto de o concelho vianense ter já diversos trails, espalhados pela Serra d’Arga, Santa Luzia, Barroselas, Cardielos e Afife.
Rui Silva, presidente da EDV, disse ser “muito importante” para os atletas sentirem “o apoio do clube e da cidade”. “O trail é uma atividade recente, mas que tem dado grandes resultados quer para a cidade quer para o clube”, destacou, dizendo que os atletas da escola têm “dominado” o trail nacional.
Tendo em conta o crescimento da modalidade, Rui Silva anunciou que a EDV vai reativar a vertente do atletismo, mas mais aproximado ao trail.
Fernanda Verde, instrutora de fitness e campeã nacional de Ultra Trail, considerou “uma honra e um prazer” estar na seleção nacional e representar o clube e a cidade. Já Jérôme Rodrigues, com formação em psicologia clínica e campeão nacional de Trail Ultra Endurance, realçou o facto de fazerem parte “de uma primeira geração de atletas”, considerando “honroso” participar no campeonato mundial.
Além da principal prova de 85 km dedicados apenas às seleções, este campeonato do mundo vem dar a possibilidade aos participantes de realizarem três provas abertas, uma de 16 km, outra com 55 km e outra de 55 km em estafetas. O Trail irá contar com a participação de atletas de 42 nacionalidades que vão percorrer um total de cerca de 85 quilómetros nos concelhos de Arcos de Valdevez, Braga, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. Jérôme Rodrigues considera que o tipo de piso, “muito duro”, será a maior dificuldade.
Este é já o mundial com mais participantes de sempre para a corrida de 85km, que terá partida das pontes de Rio Caldo, em Terras de Bouro, com passagem pela Vila do Gerês e pela Serra Amarela, continuando pela Barragem Alto-Lindoso e pela Porta do Mezio até à vila de Arcos de Valdevez. Para além da promoção do desporto, este evento promove o Parque Nacional da Peneda-Gerês, reserva mundial da Biosfera, bem como o turismo e a gastronomia dos concelhos abrangidos.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts