FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 31 Out 2016

Paredes de Coura junta jovens músicos de todo o país na 3ª edição da Escola do Rock

Entre os dias 18 e 23 de dezembro o concelho de Paredes de Coura volta a ser palco da Escola do Rock, que já vai […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 18 e 23 de dezembro o concelho de Paredes de Coura volta a ser palco da Escola do Rock, que já vai para a 3ª edição. Segundo a organização, “está de volta a Escola mais divertida do país, que virá encher de novo os palcos portugueses e não só, de muita música e de muitos jovens talentos”. Após os sucessos alcançados com as edições anteriores, a “Escola do Rock – Paredes de Coura” vai continuar a acolher jovens músicos com idade superior a 13 anos que queiram mostrar o que valem num programa intensivo de seis dias de formação, dedicação, experimentação e partilha.
Vítor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, assegura que “é um projeto que nasce com o objetivo de ocupar as férias dos jovens de forma lúdica, pedagógica e artística”. Esta escola é um projeto e uma aposta forte do município de Paredes de Coura, que contou com a colaboração e direção artística do Space Ensemble para a definição do plano de formação. O objetivo passa por permitir a um conjunto de músicos provenientes de todo o país, desenvolver competências musicais e criativas, em especial na área da música rock.
 O programa vai envolver ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, showcases, demonstrações de instrumentos e workshops. Nuno Alves, diretor da Escola do Rock, refere que “em relação aos workshops previstos, este ano vamos dedicar uma especial atenção aos instrumentos eletrónicos, explicando com maior detalhe teclados, sintetizadores, aplicações para terminais móveis, samplers, sequenciadores e processadores de efeitos”.
 Para demonstrar a singularidade desta escola e o complemento que pode dar ao ensino tradicional, basta referir que o plano curricular das últimas edições incluiu bandas como Led Zeppelin, The Beatles, Morphine, Pixies, PJ Harvey, Queens of the Stone Age, The Black Keys, Nirvana, AC/DC, Franz Ferdinand ou Arcade Fire.
Nuno Alves assegura que “nesta próxima edição, para além de continuar a explorar temas clássicos da história do Rock, vamos também juntar-nos à celebração dos 25 anos do Festival Paredes de Coura, lecionando alguns temas das bandas mais marcantes que já passaram pelo festival”.
No final dos 5 dias de formação, existe o já muito esperado espetáculo de apresentação final, a decorrer no dia 23 de dezembro, às 22h00, no Centro Cultural de Paredes de Coura. A entrada é gratuita e aberta a todos os amantes de música. Depois, seguir-se-á uma tour por algumas salas nacionais e internacionais, ainda a definir.
As vagas este ano são limitadas a 50 alunos. Para se inscreverem basta enviar um email para escoladorock@paredesdecoura.pt com o nome, data de nascimento, morada, contacto telefónico, uma pequena biografia, referência ao instrumento que pretendem utilizar e uma foto. Depois, é só esperar pela validação por parte da Escola.
https://escoladorock.paredesdecoura.pt

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts