No final deste mês o município de Melgaço acolhe mais uma edição da Festa do Espumante. O evento regressa de 25 a 27 de novembro e promete reunir, em exclusivo, durante três dias, duas dezenas de espumantes de 11 produtores do concelho. O certame, que acontece no Largo Hermenegildo Solheiro, vai incluir espumantes à base da casta Alvarinho, espumantes rosé e outros lançamentos. A entrada é gratuita, mas o copo para as provas de espumante terá um custo de 2,5 euros. A compra do copo de prova é opcional mas obrigatória a utilização do copo oficial no espaço do evento.
No local do evento, vão ser instalados restaurantes com degustações, com três dezenas de propostas gastronómicas assinadas por dois restaurantes que sabem confecionar com mestria o receituário de Melgaço e do Alto Minho. A Festa do Espumante será ainda espaço para mediáticos cozinheiros, em sessões de cozinha ao vivo, a aceitarem o desafio de reinterpretar o receituário tradicional, conferindo-lhe toques mais contemporâneos. Para aprofundar conhecimentos sobre os espumantes de Melgaço, o evento terá ainda provas comentadas com dicas práticas.
A Festa quer ainda ser uma grande montra de produtos regionais, como fumeiro, enchidos, queijos, doçaria e outras tentações. Com esse propósito, quatro produtores de Melgaço apresentam uma montra diversificada de produtos de elevada qualidade, com ADN do concelho.