O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu, esta segunda-feira, 23 instituições do concelho para os cumprimentos de Natal. A sessão, já uma tradição do executivo liderado por José Maria Costa, serviu para agradecer às instituições o esforço efetuado durante o ano em diversas respostas sociais do concelho e para entregar 24 malas do projeto “NeuroSénior”, composto por uma caixa com atividades de estimulação cognitiva.
Na ocasião, o autarca desejou um bom Natal às direções das instituições sociais, dirigentes, funcionários e utentes, a quem foi oferecida uma pequena lembrança. Ao todo, foram atribuídos presentes para 23 instituições, abrangendo 1416 idosos e 381 crianças.
Na ocasião, foram também entregues malas do projeto NeuroSénior, desenvolvido por Rui Santos e recentemente adquiridas pela autarquia para as instituições e que pretendem estimular a memória, a atenção, o raciocínio, a motricidade e contrariar a solidão nos idosos. O “NeuroSénior” integra uma caixa com atividades de estimulação cognitiva, feitas em madeira por empresas de Viana do Castelo, para dar uma resposta integrada às necessidades de ocupação e estimulação de idosos, com ou sem demência.
A sessão serviu ainda para entregar o valor arrecadado pela Gala Solidária, um evento solidário que reuniu de 33 empresas de Viana do Castelo para apoiar mais de 50 crianças de três instituições de solidariedade de Viana do Castelo: o Berço, o Lar de Santa Teresa e a Casa dos Rapazes.