FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Dez 2016

Estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo distribuem cachecóis para aquecer sem-abrigo

Com o Natal cada vez mais próximo, os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vão distribuir, durante esta quarta-feira, cachecóis solidários, que […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Com o Natal cada vez mais próximo, os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] vão distribuir, durante esta quarta-feira, cachecóis solidários, que visam aquecer os sem-abrigo da cidade nesta altura do ano. O desafio é que cada estudante traga um cachecol que já não use e numa ação conjunta os coloque em várias zonas da cidade de Viana do Castelo. A proposta passa assim por “colocar um cachecol atado a uma árvore, a um poste de iluminação, num banco de jardim, acompanhado de uma pequena mensagem”, num “pequeno gesto, simples, praticamente sem custos adicionais e que pode mudar a vida de quem o recebe”. O convite está feito até nas redes sociais do IPVC, onde se pode ler “não te esqueças de trazer um cachecol”, e o número de cachecóis deverá chegar aos 300.
A ideia surgiu nos Estados Unidos e já passou fronteiras, tendo sido desde logo abraçada pelos estudantes do IPVC, explica a nota da instituição de ensino superior. “A ideia da iniciativa será a de deixar os cachecóis esquecidos ou aqueles menos utilizados por nós, e dá-los a quem realmente precisa. Desta forma estamos a dar algo nosso, que até nem usamos, e dar-lhe uma nova utilidade, ou seja, proporcionar que qualquer sem-abrigo o possa utilizar nesta época mais fria”, explicou fonte da Associação de Estudantes, que justifica esta ação não só pela época natalícia que se vive, mas também pelo facto das condições climatéricas no Alto Minho serem adversas. “Viana do Castelo nesta época do ano é uma cidade fria, com ventos e chuvas fortes, e este pequeno gesto irá ajudar estas pessoas no dia-a-dia, estando um pouco mais quentinhas”, refere a associação.
O objetivo é colocar cachecóis nos postes de eletricidade da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra e nas árvores do campo da Agonia, jardim da Marina e da Marginal, sendo que todos os cachecóis terão uma mensagem de Natal, escrita pelos alunos de Turismo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, dedicada a todos os sem-abrigo.
A ideia do cachecol foi comunicada à autarquia de Viana do Castelo, que autorizou e enalteceu a atividade, tendo ainda informado as duas instituições não governamentais que apoiam os sem abrigo da realização da mesma.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts