FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 12 Dez 2016

Natal: Autarquia oferece às crianças do 1º ciclo banda desenhada sobre História de Arcos de Valdevez

Em Arcos de Valdevez, o município vai oferecer a todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho um exemplar do livro em […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em Arcos de Valdevez, o município vai oferecer a todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho um exemplar do livro em banda desenhada “Histórias de Valdevez”, da autoria de José Ruy. Este livro de banda desenhada faz duas viagens no tempo até dois momentos referenciais no passado de Arcos de Valdevez: O Recontro de Valdevez (século XII) e a entrega do Foral (século XVI). A oferta do livro acontecerá durante as Festas de Natal 2016, que decorrerão de 14 a 16 de dezembro.
A obra, publicada pela Âncora Editora, foi financiada pelo Município arcuense, tendo resultado de um trabalho conjunto, e de investigação, de técnicos da edilidade e do ilustrador José Ruy, um dos mais importantes e influentes ilustradores portugueses.
Ocorrido em 1141, o Recontro de Valdevez opôs os exércitos de Afonso Henriques aos de seu primo Afonso VII de Leão e Castela, sendo que a vitória dos portugueses permitiu ao futuro rei de Portugal alicerçar a sua vontade independentista, pelo que este episódio histórico é um dos momentos principais e fundadores da nacionalidade, baseando assim a frase símbolo do concelho: “Arcos de Valdevez- Onde Portugal se Fez”. Por seu lado, a outorga do Foral a Valdevez em 1515 marca um outro momento importante na história do concelho, consolidando o território e definindo bases para a modernização da administração e da autonomia concelhia.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts