FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 09 Jan 2017

Antigo embaixador Seixas da Costa torna-se Cidadão de Honra de Viana do Castelo

No próximo dia 20 de janeiro, data em que se assinalam os 169 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, o antigo embaixador […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

No próximo dia 20 de janeiro, data em que se assinalam os 169 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, o antigo embaixador Francisco Seixas da Costa vai tornar-se Cidadão de Honra da capital do Alto Minho. A autarquia anunciou, esta segunda-feira, os títulos honoríficos que vão ser atribuídos no dia 20 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, e um dos destaques vai para o diplomata português agora aposentado.
Na carreira diplomática entre 1975 e 2013, Seixas da Costa foi, a partir de 2001, embaixador português junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em Viena, no Brasil, em França e, cumulativamente, junto da UNESCO. Desempenhou também funções políticas como Secretário de Estado dos Assuntos Europeus. Em 2016, o ex-embaixador foi ainda presidente da Comissão de Honra das Festas d´Agonia, depois de visitar a maior romaria do país por variadas vezes. Na altura em que presidiu à Romaria afirmou que o seu pai era natural de Viana e que, por isso, passara 18 anos da sua vida a fazer férias em Viana. ”Continuo a vir com regularidade, em particular às festas. Sinto-me muito honrado e prestigiado com o convite que me foi feito este ano”, referiu.
Vão ainda receber o título de Cidadão de Honra Agostinho Santos, presidente da Casa do Minho; Gérald Bloncourt, fotógrafo da emigração portuguesa; Henrique da Mata, advogado, intervenção cívica e associativa; Martin Michaeli, fundador da Mephisto; Raimundo Delgado, professor universitário; e Rodolfo Passos Chavarria, representante da comunidade piscatória.
Com o título de Cidadão de Mérito vão ser agraciados Álvaro Sales, mestre armador; António Mesquita, fundador e presidente da Direção da Associação de Dadores de Sangue da Meadela; Augusto Canário, cantor e músico; Carlos Jorge Camacho da Corte, treinador de ginástica na Escola Desportiva de Viana – EDV; Cecília de Jesus Ribeiro Martins, fundadora e diretora do Grupo de Danças e Cantares da Torre há 30 anos; Manuel “O Levinho” das Dores Martins, artífice das figuras dos gigantones e cabeçudos; Maria Arminda Maciel “A Taipeira”, organizadora do desfile dos cabeçudos e gigantones; Mário Rocha, pintor, escultor e ceramista; o Padre Manuel Maciel Fraga, da freguesia de Darque; e Sérgio Maciel, campeão europeu e vice-campeão mundial em K1.
Distinguidos como Instituição de Mérito vão ser Conferência Vicentina da Sra. da Vinha, Areosa; Associação da Casa do Povo de Lanheses; Associação da Casa do Povo de Vila Nova de Anha; Grupo de S. Paulo da Cruz (Barroselas); GEA – Grupo Etnográfico de Areosa; as empresas Casa Peixoto e Costa & Rego, Lda.; o grupo de rock JAROJUPE, de Santa Marta de Portuzelo; e a associação francesa Cap Magellan.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts