FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 28 Jan 2017

I Gala de Desporto de Viana do Castelo aplaude Voleibol Clube de Viana e 121 campeões

Na I Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distribuiu prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando o Voleibol Clube de Viana, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste
Equipa Sénior Masculina do Voleibol Clube de Viana

Manuela Machado
Na I Gala do Desporto de Viana do Castelo o júri distribuiu prémios por oito vianenses e instituições desportivas, destacando o Voleibol Clube de Viana, clube que foi galardoado com três prémios na noite de gala, depois de ter assegurado, no ano passado, pela primeira vez na sua história, a subida à I Divisão. Foi em maio de 2016 que, num  jogo disputado no pavilhão de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, a equipa vianense se sagrou campeã da II divisão nacional ao vencer o Kairós por 3-0, garantindo assim a subida à primeira divisão, pela primeira vez em 21 anos de instituição.
Como “Equipa do Ano” o júri distinguiu a Equipa Sénior Masculina do Voleibol Clube de Viana. Como “Dirigente do Ano” foi eleito Paulo Alves, presidente da direção do Voleibol Clube de Viana, fundado a 10 de junho de 1995, e o “Treinador do Ano” foi Julião Basto, da mesma instituição desportiva.
O “Prémio homenagem do município”, que visava distinguir uma carreira desportiva, foi atribuído a Manuela Machado, ex-atleta vianense. A desportista nascida em Cardielos recebeu o prémio pelas mãos de Aurora Cunha, amiga de longa data e também ex-atleta. Foi a 05 de agosto de 1995 que Manuela Machado conquistou o título de campeã mundial da maratona, obtido em Gotemburgo, na Suécia.
No que toca a “Atleta Revelação do Ano”, em masculinos foi distinguido Sérgio Maciel, na canoagem, do Darque Kayak Clube. Entre os variados prémios que o jovem atleta tem conquistado, destaque para o título de campeão europeu júnior de maratona, em junho de 2016, depois de vencer a prova de C1 dos Campeonatos da Europa, que decorreram na cidade espanhola de Pontevedra. O canoísta acumula ainda os títulos de  vice campeão do mundo em C1 júnior e 3º mundial em C2, tendo recebido, no mês de dezembro, o Prémio de Ética no Desporto atribuído pelo Comité Olímpico Português.
Como “Atleta Revelação do Ano Feminina” foi eleita Carolina Oliveira, da esgrima, da Escola Desportiva de Viana. Em outubro de 2016, a atleta iniciou a presente época a vencer a Super Taça de Portugal. A esgrimista vianense, campeã nacional e número 1 de seniores, defrontou na arma de florete a Olímpica Débora Nogueira do Ginásio Clube Português, número 2 de Portugal, e venceu por 15/12.
Como “Atleta do Ano Masculino” a Gala distinguiu o vianense Hélio Gomes, de atletismo, do Sporting CP, ausente da gala, mas representado pela mãe.  Já em janeiro de 2017, o atleta acaba de se sagrar Campeão Nacional de Estrada.
Como “Atleta do Ano Feminina” foi escolhida Vânia Neves, na natação, em águas abertas, do Clube Fluvial Portuense. Recorde-se que a vianense esteve presente nos últimos jogos olímpicos, tendo sido 24ª na prova de 10km de águas abertas no Rio 2016.
Como “Associação Desportiva/Clube do Ano” foi seleccionado o Viana Remadores do Lima, que no balanço da época desportiva 2015/2016 contava com 227 lugares de pódio: 93 de 1º lugar; 67 de 2º lugar e 65 de 3º lugar. A seleção do clube foi uma das mais aplaudidas da noite, para distinguir uma coletividade que tem somado vitórias atrás de vitórias.
Do júri fez parte Vítor Lemos, vereador do desporto da Câmara de Viana, Pedro Bezerra ][Instituto Politécnico de Viana do Castelo], o ex-selecionador nacional de hoquéi em patins Rui Neto, o ciclista Rui Sousa, o ex-dirigente Amândio Silva, Albano Rocha, José Sérgio, e os jornalistas Pedro Xavier, Fernando Pereira e Cristina Torres.
Na I Gala do Desporto de Viana do Castelo foram ainda homenageados 121 atletas vianenses que, nas mais diversas modalidades, foram campeões nacionais no ano de 2016.
O presidente da Câmara de Viana, José Maria Costa, indicou que “quisemos fazer esta gala para agradecer aos nossos campeões”. “Naturalmente que os campeões vão surgindo, mas o nosso objetivo principal é que através das nossas escolas e clubes possamos criar uma escola de valores, a amizade e a ética desportiva”, disse o responsável, que destacou o papel dos dirigentes desportivos, que demonstram “um grande amor à sua camisola e ao seu concelho”. “Poucos concelhos do país se podem gabar de ter esta variedade de modalidades e quantidade de talentos”, reforçou o autarca.
Já Vítor Lemos, vereador do desporto na Câmara de Viana, destacou os números desportivos do concelho: em 2016, o concelho contou com 4.000 atletas federados, 3.000 atletas não federados, espalhados por 32 modalidades. Em Viana existem ainda 300 treinadores, 500 dirigentes e colaboradores e 70 clubes e associações. No ano passado 121 vianenses sagraram-se campeões nacionais, tendo sido homenageados pela autarquia na I Gala do Desporto.

Sério Maciel, Darque Kayak Clube Viana Remadores do Lima, equipa técnica

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts