FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Jan 2017

Orçamento Participativo Transfronteiriço de Cerveira e Tomiño elegeu desporto, acessibilidade e lazer

Para este ano de 2017, a população de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño elegeu como prioridades do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) o desporto, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para este ano de 2017, a população de Vila Nova de Cerveira e de Tomiño elegeu como prioridades do Orçamento Participativo Transfronteiriço (OPT) o desporto, a acessibilidade e o lazer. Terminado o período de votação do Orçamento Cerveira-Tomiño a 31 de dezembro, duas centenas de pessoas de ambos os concelhos participaram e selecionaram os três projetos preferidos, de um total de seis, cuja implementação será trabalhada e executada ao longo do ano pelos duas autarquias.
No eixo da Educação, a população escolheu a realização do “1º Campus Desportivo Cerveira-Tomiño”, que procura incutir os valores de tolerância, cooperação, interculturalidade e respeito entre crianças e jovens de ambas as vilas, bem como fomentar o conhecimento cultural e social mútuo, o desporto saudável e a competitividade sem violência”. As atividades previstas (torneios entre colégios, futebol, natação, piragüismo, etc.) vão desenvolver-se entre os meses de janeiro e julho do corrente ano.
Na Ação Social, o projeto favorito foi a implementação de um “Programa transfronteiriço para a informação, apoio e visibilidade das problemáticas de acessibilidade”, que pretende consciencializar para as problemáticas de exclusão motivadas por incapacidades físicas e intelectuais e aumentar a informação e o conhecimento mútuo da problemática em ambos concelhos. Entre as ações programadas, a decorrer entre fevereiro e novembro, está a realização de um inventário de obras de eliminação de barreiras físicas, sensoriais e cognitivas, de umas jornadas de sensibilização e de um projeto roteiro transfronteiriço acessível e ponto de informação transfronteiriço.
Na área de Cultura, a proposta selecionada foi a “Festa da Amizade Tomiño-Cerveira”, que contempla distintas intervenções para a dinamização artística, cultural e desportiva dos dois concelhos e o fomento do intercâmbio artístico-cultural. Atividades musicais, rotas de remo e canoa, tertúlias, arte urbana e celebração do “Aniversário Amizade Cerveira-Tomiño”, são algumas das ações englobadas neste projeto a desenvolver entre janeiro e junho.
Integrado na Agenda Estratégica para a Cooperação Transfronteiriça Amizade Cerveira-Tomiño 2014-2020, o Orçamento Participativo Transfronteiriço é um projeto piloto de promoção da participação pública e de cidadania transfronteiriça que faz parte de uma candidatura mais abrangente e conjunta dos dois concelhos, à primeira convocatória do INTERREG VA.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts