FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 20 Jan 2017

Projeto de voluntariado promove visitas quinzenais a idosos isolados de Caminha

Arrancou, esta quinta-feira, nas freguesias de Arga de São João e Arga de Baixo, em Caminha, um projeto de voluntariado de proximidade que promove visitas […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Arrancou, esta quinta-feira, nas freguesias de Arga de São João e Arga de Baixo, em Caminha, um projeto de voluntariado de proximidade que promove visitas a idosos isolados do concelho. O projeto “Em sua Casa: Histórias & Companhia” quer possibilitar aos idosos isolados uma tarde diferente, em convívio e no domicílio. Trata-se de uma iniciativa de continuidade desenvolvida pelo Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, através da equipa do CLDS-3G Caminha (Contrato Local de Desenvolvimento Social de Terceira Geração) e pela Rede Social de Caminha, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha.
Este projeto de voluntariado consiste na dinamização de oficinas de leitura no domicílio do idoso isolado, junto daqueles que estão sem retaguarda familiar próxima e que, na sua maioria, vivem sozinhos. A iniciativa decorre quinzenalmente, nas freguesias de Arga de Cima, Arga de Baixo e Arga de São João. Cada oficina tem a duração de uma hora e são abrangidas seis casas por tarde. O objetivo é estimular competências sociais e de cognição, através da leitura dinâmica e sugestiva à lembrança de tradições, costumes, lugares e lendas, que avivem a memória e simultaneamente proporcionem o diálogo e o convívio.
As oficinas têm sido dinamizadas por técnicas do Eixo 2 – Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil, da equipa CLDS-3G Caminha, uma animadora e uma assistente social. Agora são também realizadas por voluntárias, que abraçaram este desafio. O processo de angariação e seleção das voluntárias decorreu juntamente com o Banco Local de Voluntariado de Caminha, contando ainda com a colaboração do Grupo de Jovens de Vila Praia de Âncora e da Universidade Sénior de Caminha.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts