Aconteceu recentemente a reunião de lançamento do Núcleo da Refood de Viana do Castelo, que decorreu no auditório Prof. Lima de Carvalho, marcando assim uma nova fase no movimento comunitário voluntário cujo fim consiste em recupera comida em boas condições para alimentar quem necessita. O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal, tendo o autarca José Maria Costa marcado presença na reunião, depois de a autarquia ter apoiado o núcleo na aquisição do equipamento para apetrechamento do espaço do movimento.
A equipa da Refood Viana estava a efetuar, desde finais de 2014, todas as diligências para dar início à sua causa, serviço que só é possível ser realizado na sua plenitude após a adaptação do seu Centro de Operações, necessário para as atividades de recolha, preparação e distribuição.
Recorde-se que a Refood é um movimento comunitário independente, 100% voluntário, conduzido por cidadãos, cujo fim consiste na recuperação de comida em boas condições, preparada por restaurantes, cafés e estabelecimentos do ramo, para alimentar quem mais precisa, tendo como missão eliminar o desperdício alimentar, acabar com a fome e envolver toda a comunidade neste esforço.
A ideia surgiu no final de 2010 pelo norte-americano Hunter Halder, a viver em Portugal há mais de 20 anos, originando uma organização sem fins lucrativos, em Lisboa, sendo-lhe concedido o estatuto de Instituição Privada de Solidariedade Social, em abril de 2013. Além dos 27 núcleos já em pleno funcionamento, há mais 27 equipas a trabalhar para abrir núcleos nas suas cidades e comunidades, nomeadamente Viana do Castelo.