FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Jan 2017

Romaria d’Agonia terá quatro dias em 2017

Este ano, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia terá quatro dias de festa, acontecendo de 17 a 20 de agosto, segundo o […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este ano, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia terá quatro dias de festa, acontecendo de 17 a 20 de agosto, segundo o programa provisório divulgado esta terça-feira pela Vianafestas, entidade organizadora. A maior romaria do país começa numa quinta-feira, 17 de agosto, com arruadas com seis grupos de bombos de Viana do Castelo e concerto por uma banda do concelho. Pelas 21 horas, acontece o desfile “Vamos para a Romaria” e, às 22 horas, Festival Folclórico. A primeira noite de romaria termina com espetáculo musical por “Augusto Canário e Amigos”, no Campo d’Agonia, como já tem sido tradição.
Sexta-feira, dia 18 de agosto, pelas 10 horas da manhã, o Desfile da Mordomia promete voltar a encher a cidade do Alto Minho com centenas de mulheres trajadas a rigor com a cor dos diferentes trajes do concelho. A Procissão Solene da Senhora d’Agonia acontece sexta-feira à tarde, pelas 16h30, e a noite será marcada por mais um desfile “Vamos para o festival”, seguido de festival folclórico e, à meia-noite, fogo-de-artifício.
No sábado, pelas 16 horas, o Cortejo Histórico-Etnográfico vai voltar a percorrer alguns quilómetros do centro histórico vianense com o melhor e mais típico das freguesias do concelho. A noite vai contar com Encontro de Bandas Filarmónicas do concelho de Viana do Castelo e o Fogo do Meio ou da Santa. Depois da meia-noite, é hora de começar a confeção dos tapetes floridos pelas ruas da Ribeira.
A romaria termina a 20 de agosto, principal dia das festividades, com a Procissão ao Mar agendada para as 14h30. Antes disso, durante a manhã, há sempre tempo para a visita às ruas da ribeira, onde podem ser admirados os tapetes confecionados com sal tingido ou flores naturais. A Festa do Traje acontece na última noite e a Romaria d’Agonia encerra com a habitual Serenata, à meia-noite.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts