FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 10 Jan 2017

Teatro do Noroeste prepara 4 meses de espetáculos, oficinas e workshops

Foi apresentada, esta terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a programação para o primeiro quadriénio de 2017 do Teatro do Noroeste – Centro Dramático […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Foi apresentada, esta terça-feira, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a programação para o primeiro quadriénio de 2017 do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e que inclui espetáculos em criação e acolhimento, oficinas regulares de teatro para diversos públicos e workshops temáticos.
O mês de janeiro marca o início do “Ciclo A 4 Mãos”, iniciativa conjunta do Teatro do Noroeste e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que apresenta o espetáculo “Embarcação do Inferno”, a partir de Gil Vicente, que estará em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda entre os dias 26 e 28 de janeiro. Este espetáculo, produção conjunta da Escola da Noite (Coimbra) e do Cendrev (Évora),  sobe ao palco no dia 26, às 10h30 e às 15h00, e no dia 27, às 15h00, apenas para escolas; e nos dias 27 e 28, pelas 21h30, para o público em geral. A sessão de dia 28 será seguida do tradicional Digestivo – Conversas pós-espetáculo, que permitirá aos espetadores conversarem com os atores e encenadores do espetáculo.
O Ciclo A 4 Mãos envolve ainda uma Oficina para Professores (a decorrer nos dias 26 e 27 de janeiro, entre as 18h00 e as 20h30, e também no dia 28, entre as 10h30 e as 13h00) e a conferência “Gil Vicente no seu tempo e no nosso tempo”, que se realiza no dia 28 de janeiro, pelas 16h00.
No dia 31 de janeiro, é apresentado o trabalho de vídeo realizado no âmbito do espetáculo “Anjo Branco”, que decorreu em maio e junho no Navio Hospital Gil Eannes, com participação de mais de 50 atores amadores do Alto Minho e das oficinas de teatro regulares ATIVAjúnior, ATIVAsénior e Enquanto Navegávamos. O vídeo será apresentado em ecrã de grande escala, no Centro Cultural de Viana do Castelo, pelas 21h00, numa celebração com entrada livre.
Em fevereiro, o Teatro do Noroeste estreia a sua 131ª criação, “O Sonho de Pedro”, um espetáculo musicado para todas as idades, baseado na vida e obra do artista António Pedro, com texto de Ricardo Simões, encenação de Elisabete Pinto e interpretação de Adriel Filipe, Ana Perfeito, Tiago Fernandes e Ricardo Ferreira. Este espetáculo envolve uma colaboração entre o Teatro do Noroeste – CDV e o TEP – Teatro Experimental do Porto: a cenógrafa Catarina Barros regressa ao trabalho com a companhia vianense quase 10 anos depois, e Francisco Tavares Teles, iluminador da companhia portuense, vai também assinar o desenho de luz de “O Sonho de Pedro”. O espetáculo estará em cena no Teatro Municipal Sá de Miranda entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março, de terça a sexta às 09h30 e às 11h00, para escolas, e aos sábados às 17h00, para público geral, apresentando-se no dia 22 de abril, às 16h00, também no Cine-Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, acolhido pelo Teatro Experimental do Porto.
Durante os meses de abril e maio, o espetáculo “24A74 – Salgueiro Maia”, com texto, encenação e interpretação de Ricardo Simões, percorrerá escolas do concelho e distrito de Viana do Castelo.
Este ano, o Teatro do Noroeste – CDV volta a juntar-se às comemorações dos 43 anos do 25 de Abril, que decorrem no dia 24 de abril, pelas 22h00, na Praça da República. As celebrações do 25 de Abril serão também marcadas pela realização do “ABC de Abril”, iniciativa didática sobre a Revolução dos Cravos organizada pelo Serviço Educativo do Teatro do Noroeste – CDV, que percorrerá diversas escolas do concelho vianense entre os dias 17 e 29 daquele mês.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts