FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 13 Fev 2017

8ª edição dos “Contornos da Palavra” quer ser inclusiva e promover sucesso escolar junto de 5.000 alunos

Entre os dias 18 e 24 de fevereiro a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a 8ª edição dos “Contornos da Palavra”, numa iniciativa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Entre os dias 18 e 24 de fevereiro a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a 8ª edição dos “Contornos da Palavra”, numa iniciativa que pretende ser cada vez mais inclusiva. Tendo como tema a “Multiculturalidade”, o evento inclui encontros com escritores, espetáculos, conferências, o Encontro da Rede de Bibliotecas Escolares, workshops e apresenta como novidade uma iniciativa de dança inclusiva que vai misturar cerca de 40 jovens, entre alunos do ensino profissional e alunos com necessidades educativas especiais.

Maria José Guerreiro, vereadora com os pelouros da Educação e da Cultura na Câmara de Viana, explicou, em conferência de imprensa, esta segunda-feira, que a iniciativa “é uma medida verdadeiramente promotora do sucesso escolar” pois, ao longo de oito dias, leva a 70 escolas do concelho, desde o pré-escolar até ao 12º ano, “um conjunto de atividades à volta da palavra”. A responsável assegura que estes “Contornos da Palavra” incluem pintura, teatro, dança, escrita, entre muito mais, para “fazer com que os alunos e os professores, durante esta semana, privilegiem as práticas da comunicação e as diversas dimensões da palavra”.

No total, quase 5.000 alunos do concelho vianense vão receber os “Contornos da Palavra” nas suas escolas. Maria José Guerreiro destaca o convite que foi feito à companhia Vo’Arte, que trabalha a diferença e a dança inclusiva e que, ao longo de cinco dias, vai trabalhar “intensamente” com duas turmas, na Escola Secundária de Monserrate. O objetivo é fazer uma “experiência” com duas turmas da escola, entre ensino profissional de Animação Sócio-Cultural e uma turma com alunos com insucesso escolar ou Necessidades Educativas Especiais (NEE). No total, serão cerca de quatro dezenas de jovens que vão trabalhar a inclusão.

No sábado, 18 de fevereiro, acontece o VIII Encontro de Bibliotecas Escolares, na Sala Couto Viana, na biblioteca vianense. O painel matinal, com início às 10 horas, contará com Miguel Ángel Santos Guerra, da Universidade de Málaga, Álvaro Laborinho Lúcio, juiz jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, e Luísa Alvim, do Arquivo Municipal Alberto Sampaio. De tarde, Sónia Oliveira, da Fundação de Serralves, apresenta a conferência “A arte como compromisso com a sociedade”.

Ao longo da próxima semana, as escolas de Viana do Castelo vão acolher a apresentação de espetáculos variados, sempre em torno da palavra. Já a Escola Secundária de Monserrate acolhe a Geração Soma – Oficina Dança Inclusiva, com duas turmas mistas, numa experiência que poderá ser, no futuro, alargada a mais estudantes.

Os “Contornos da Palavra” incluem ainda Encontros com Escritores e Ilustradores, como Milu Loureiro, Manuela Ribeiro, Sérgio Macedo, David Machado, Richard Zimler, João Tordo, João Manuel Ribeiro, José Vila Moutinho, Ana Caramez, Conceição Tomé, Susana Lima, Pedro Seromenho, entre outros.

Para esta semana de promoção da palavra a Câmara de Viana dedicou uma verba de 10 mil euros.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts