FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 15 Fev 2017

Assembleia-geral do Eixo Atlântico celebrou em Lugo os 25 anos de cooperação entre Portugal e Galiza

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular celebrou, esta quarta-feira, no Museu Interativo da História de Lugo (Espanha), os 25 anos da cooperação entre Portugal e […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular celebrou, esta quarta-feira, no Museu Interativo da História de Lugo (Espanha), os 25 anos da cooperação entre Portugal e a Galiza. O evento foi marcado pela assembleia-geral anual, com a participação das 38 cidades e entidades que integram o Eixo, destacando-se a presença do presidente do Eixo Atlântico e autarca de Braga, Ricardo Rio; o vice-presidente, Alfredo García, o secretário-geral do Eixo, Xoán Vázquez Mao, assim como José Maria Costa, autarca de Viana do Castelo e presidente da Assembleia-Geral do Eixo Atlântico.

A assembleia-geral aprovou um orçamento de 3 milhões de euros para este ano, depois de realizar um balanço da gestão do ano anterior. Durante o encontro a Assembleia Geral do Eixo Atlântico acabou por aprovar, de forma unânime, um voto de protesto contra o encerramento das delegações da RTP e RDP, em Viana do Castelo e Braga, respetivamente.

Já esta terça-feira o autarca vianense José Maria Costa, também presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, tinha anunciado que a CIM pediu uma reunião com o Ministro da Cultura para mostrar a “profunda indignação” com a decisão do conselho de administração da RTP.  O responsável também apresentou um voto de protesto ao governante e ao presidente do conselho de administração da RTP, tendo ainda comunicado a indignação dos autarcas do Alto Minho a “todos os grupos parlamentares e aos deputados eleitos pelo distrito”.

José Maria Costa diz não poder entender que a RTP quebre o serviço público ou esteja a dar eventual preferência a “amiguismo do ponto de vista político”. “É com profunda indignação que o Alto Minho se vai manifestar contra esta intenção da RTP, colocando tudo e todos contra esta decisão que viola claramente o interesse público e que vai estar a criar situações de amiguismo”, lamentou.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts