FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 03 Fev 2017

Festival “Filmes do Homem” procura filmes a candidatos à 3ª edição do prémio Jean Loup Passek

Por Melgaço, a organização do Festival Internacional de Documentário “Filmes do Homem” procura filmes candidatos à 3ª edição do prémio Jean Loup Passek. O prémio, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Por Melgaço, a organização do Festival Internacional de Documentário “Filmes do Homem” procura filmes candidatos à 3ª edição do prémio Jean Loup Passek. O prémio, recorde-se, foi assim batizado em homenagem ao escritor e crítico de cinema francês, que faleceu no ano passado e que doou o seu espólio ao município melgacense.
As inscrições estão abertas até dia 17 de março e podem concorrer filmes de qualquer nacionalidade e duração e, à semelhança dos anos anteriores, os filmes candidatos ao prémio devem refletir sobre os temas identidade, memória e fronteira. Os filmes submetidos serão analisados pelo júri do prémio Jean Loup Passek, que em 2017 será constituído pelo cinéfilo André de Oliveira e Sousa, pelas realizadoras Graça Castanheira e Iris Zaki, pelo produtor Rodrigo Areias e pelo programador e autor brasileiro Sérgio Rizzo.
O prémio está integrado no “Filmes do Homem”, festival de documentário de Melgaço que, este ano, vai decorrer de 01 a 06 de agosto. Os documentários selecionados serão exibidos durante o evento, altura em que serão anunciados os vencedores.
O vencedor na categoria de longa-metragem será premiado com um prémio no valor de 3.000 euros, a melhor curta-metragem receberá 1.500 euros e o melhor documentário português a concurso arrecadará o prémio nacional, no valor de 1.000 euros.
O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Melgaço em parceria com a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, que pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira. Esta é também uma forma de dinamizar o Museu de Cinema de Melgaço Jean Loup Passek, inaugurado em 2005, onde se encontra o espólio do cinéfilo francês.
Todas as informações sobre o prémio e processo de candidatura podem ser encontradas na página da internet do festival, em www.filmesdohomem.pt, bem como a ficha de inscrição.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts