FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 22 Fev 2017

Fim-de-semana carnavalesco com enterro do Pai Velho e várias iniciativas em Ponte da Barca

Para celebrar o Carnaval, o município de Ponte da Barca preparou um grande fim-de-semana carnavalesco, com iniciativas variadas, que incluem Desfile de Carnaval das Escolas, […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Para celebrar o Carnaval, o município de Ponte da Barca preparou um grande fim-de-semana carnavalesco, com iniciativas variadas, que incluem Desfile de Carnaval das Escolas, Festa da Pequenada, Domingo Gastronómico do Cozido à Portuguesa, Baile e Concurso de Carnaval e o Entrudo Tradicional do Lindoso – O Pai Velho. António Vassalo Abreu, autarca barquense, afirma que “o conjunto de iniciativas que animarão o município nos próximos dias é o reflexo da vitalidade que por estes tempos reina no concelho”.

Já na sexta-feira, a partir das 14h30, o Cortejo de Carnaval dos alunos das Escolas de Ponte da Barca invade as ruas da vila barquense. É também na sexta-feira que tem início a Festa da Pequenada , pelas 15 horas, numa iniciativa que vai estar instalada na Praça da República até domingo. Com entrada gratuita, esta festa vai contar com inúmeras atividades, como insufláveis, pinturas faciais e mascotes, além de várias gulodices como pipocas, crepes, gomas, que prometem fazer as delícias dos mais pequenos.

O programa cultural no concelho inclui ainda o Domingo Gastronómico do Cozido à Portuguesa, a 26 de fevereiro. Na segunda-feira, 27 de Fevereiro, a partir das 21h30, a Praça da República de Ponte da Barca acolhe um Baile de Carnaval animado pela Orquestra Ympério Show, seguido do Concurso de Máscaras.

O Entrudo Tradicional de Lindoso – o Pai Velho, arranca no ‘Domingo Gordo’ e prolonga-se até à terça-feira de Carnaval. A iniciativa, levada a cabo em estreita parceria com a Junta de Freguesia de Lindoso e a Associação ‘Os Amigos de Lindoso’, realiza-se neste cenário das terras altas, onde tem lugar o engalanado cortejo que transporta o Pai Velho pelos lugares para que o povo se junte à festa e celebre os dias de Carnaval. Em frente dos espigueiros e da eira comunitária, e tendo como pano de fundo o Castelo Medieval, o busto de madeira do Pai Velho é transportado, sempre nas manhãs de domingo e terça-feira. Atrás, seguem as rusgas de concertinas, bombos, ferrinhos e castanholas, não faltando as máscaras dos foliões, disfarçados com trajes tradicionais. À meia-noite de terça-feira é feito o enterro do Pai Velho e lido o testamento.

A Câmara Municipal disponibiliza transporte gratuito para os interessados em assistir às festividades do Pai Velho. No domingo, o transporte de partida acontece pelas 9 horas e o regresso é às 13 horas; ou partida às 14h00 e regresso às 18h00, com ponto de encontro na paragem de autocarros junto à fonte de São João.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts