FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 17 Fev 2017

Monção avança com reabilitação da EN 101 numa empreitada de 525 mil euros

O projeto de reabilitação da Estrada Nacional 101 entre a rotunda de Cortes e a rotunda de acesso ao centro urbano/ponte internacional de Monção, numa […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

O projeto de reabilitação da Estrada Nacional 101 entre a rotunda de Cortes e a rotunda de acesso ao centro urbano/ponte internacional de Monção, numa extensão aproximada de 700 metros, foi apresentado na última reunião camarária, tendo sido aprovado por maioria PS, com votos contra do PSD (3) e abstenção do CDS/PP (1). O projeto, que corresponde à 1ª fase de um investimento global que termina na futura rotunda de S. Pedro, prevê a criação de separador central, beneficiação do pavimento, zonas verdes e arborização, passeios em ambos os lados e reforço da iluminação pública.

O preço base da empreitada, que servirá de referência para as empresas interessadas, é de 525 mil euros, acrescido do respetivo imposto à taxa de 6%. Para o executivo monçanense, a intervenção “constitui uma mais-valia em termos de segurança para veículos e pessoas, otimização económica daquela zona e valorização estética da entrada no centro histórico, permitindo dar continuidade à empreitada realizada na chamada ‘reta da lagoa’”.

Este projeto estruturante para o concelho de Monção será complementado com um forte investimento na requalificação urbanística do centro histórico. Em março, será apresentado e votado em sessão camarária o projeto de reabilitação da Praça da República e artérias envolventes.

Neste capítulo, referência ainda para o trabalho executado pelo município com vista à requalificação da zona envolvente da antiga estação da CP. Foram já adquiridas algumas casas, entretanto demolidas, para facilitar uma intervenção profunda e marcante naquele local de significativa afluência de pessoas e automóveis e crescente atividade comercial. O edifício da antiga estação da CP, praticamente recuperado e adaptado à nova funcionalidade, será previsivelmente inaugurado no dia 25 de abril, feriado nacional, passando a ser Casa da Música/Sede da Banda Musical de Monção.

Constando no plano rodoviário nacional para 2017, está igualmente prevista a criação de uma rotunda no cruzamento de S. Pedro.

 

 

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts