FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
admin 07 Fev 2017

Viana: 311 atletas de 44 equipas participam na IV Regata Internacional de Fundo este fim-de-semana

Este fim-de-semana, dias 11 e 12 de fevereiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a IV Regata Internacional de Fundo, num evento que vai […]

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Este fim-de-semana, dias 11 e 12 de fevereiro, a cidade de Viana do Castelo acolhe a IV Regata Internacional de Fundo, num evento que vai trazer ao Alto Minho 311 atletas, distribuídos por 20 clubes, dos quais fazem parte “os melhores clubes ibéricos” e alguns dos mais conceituados clubes de França e Inglaterra. Participam na prova, organizada pelo Viana Remadores do Lima e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, 44 equipas, sendo 243 remadores masculinos e 68 femininos, de treze clubes portugueses, quatro de Espanha, um de França e outro de Inglaterra.

A regata na modalidade de remo está aberta à competição das embarcações rainha da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e 4 X (femininos), embarcações de remos parelhos de 4 atletas, nas categorias de absolutos e juniores.

José Esteves, presidente do Viana Remadores do Lima, indicou que estão confirmadas as fortes tripulações do Real Clube Labradores de Sevilha – os campeões de Espanha -, o Clube Náutico de Sevilha e Clube Remo Mino de Espanha. De França vêm os remadores do Clube Société des Régates Mâconnaises de Macon, e do Reino Unido vem participar o Agecroft Rowing Club de Manchester. Para o responsável, este é “o evento ibérico, na modalidade de remo, nesta categoria de competição, mais importante que se efetua”, o que justifica a participação de grandes equipas “de forma recorrente”.

O evento desenrola-se em dois dias consecutivos: a novidade são as regatas de Sprint, na distância de 400 metros, com saída da Doca comercial Gil Eanes, em Viana, no sábado, pelas 15 horas; sendo a prova principal, regata de fundo em circuito, no domingo, pelas 14 horas, com distância de 6.500 metros, com saída na Praça da Liberdade e chegada em frente ao Centro de Remo.

José Esteves destaca a novidade da regata de Sprint que acontece no sábado, e que visa “a promoção” da modalidade e da cidade. “Penso que será inédito a nível europeu, pois não conhecemos nenhuma regata que se realize no centro da cidade, nestas condições, num espaço contido como este, junto o Gil Eanes”, referiu ainda o responsável.

Vítor Lemos, vereador com o pelouro do desporto na Câmara de Viana, assegura que esta será uma prova “muito interessante”. “Significa que Viana do Castelo, no próximo fim-de-semana, tem aqui uma fortíssima competição”, realça o responsável, dizendo que “ter cá mais de 300 atletas é obra”.

Esta regata nasceu no âmbito do projeto Centro de Mar, desenvolvido pelo município de Viana do Castelo, em parceria com as coletividades locais que se dedicam à prática e desenvolvimento dos desportos náuticos. A prova ambiciona ser um dos principais eventos ibéricos na modalidade de remo, provas de fundo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts